sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Brasileiro registra fenômeno impressionante no céu do Líbano


Tromba d'água foi vista à beira-mar em Beirute, no Líbano (Foto: João Henrique Sardeiro de Alcântara/Arquivo pesoal) 

Tromba d'água foi vista à beira-mar em Beirute, no Líbano (Foto: João Henrique Sardeiro de Alcântara/Arquivo pesoal)Tromba d'água foi vista em Beirute, no Líbano (Foto: João Henrique Sardeiro de Alcântara/Arquivo pessoal)

Um fenômeno natural chamou a atenção de turistas que lotavam a região das chamadas Rochas do Pombo, ponto turístico de Beirute, no Líbano, na tarde desta quinta-feira (1º). O brasileiro João Henrique Sardeiro de Alcântara estava em um café perto do local e registrou a cena, que aconteceu por volta de 14h30 do horário localns a pedido do G1, é possível identificar que se trata de uma tromba d'água. "Esse fenômeno nada mais é do que um tornado que acontece sobre as águas. Não dá pra ver o redemoinho todo, provavelmente porque não estava muito intenso, mas existe a nuvem funil saindo da nuvem maior e existe a evidência dos ventos tocando a água na direção da nuvem funil", explicaram os especialistas.
Alcântara, que é vice-cônsul e vive há dois anos e meio no Líbano, conta que o fenômeno causou comoção entre as pessoas que passavam a tarde no local. "Todo mundo viu o cone se formando e começou a tirar fotos. Todos ficaram bem curiosos, ninguém ficou com medo. A gente estava perto, mas o vento estava tranquilo”, conta
Ele calcula que a tromba d’água se formou a cerca de 300 metros da praia. O tempo estava frio e nublado e chegou a chuviscar em alguns momentos. Alcântara fotografou o momento em que um avião passou perto do fenômeno, em direção ao aeroporto da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário