segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Site da Prefeitura de Teresópolis, RJ, volta ao ar após ataque de hackers

Conteúdo foi substituído por desenho com trilha sonora neste domingo (23).População já pode ver as notícias e acessar os serviços do portal.

Portal de Notícias do site da Prefeitura de Teresópolis permanece invadido (Foto: Reprodução/ Site da Prefeitura de Teresópolis)Nesta segunda, imagens do desenho ainda apareciam no portal (Foto: Reprodução/ Site da Prefeitura de Teresópolis)

Após ser invadido por hackers neste domingo (23), o site da Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, voltou a exibir o conteúdo original por volta das 13h desta segunda-feira (24). O município não informou que medidas foram adotadas para que o domínio do portal fosse retomado, mas a população já pode acessar as notícias e serviços oferecidos pela internet (confira aqui). O problema foi denunciado pelo internauta William Santana, de 31 anos, através do VC no G1. Ele tentou acessar o site às 10h de domingo e encontrou a página com a imagem de dois personagens do desenho animado “Dragon Ball” e a música “Gigolô”, do cantor João do Morro.
A prefeitura afirmou que vai investigar a vulnerabilidade do sistema. O objetivo é identificar onde houve falha e denunciar o caso às autoridades. O município não deu detalhes de como será feito este processo.
O ataque foi foi intitulado como “hacked by lac0st & synx” e no rodapé da página aparecia a mensagem "tiofawkes cade você mano? Volta pro hacking logo seu gigolo <3". Na manhã desta segunda-feira ainda era possível ver a página hackeada. Ela era alternada com mensagens de “atualização” que evidenciavam as tentativas da prefeitura de solucionar o problema. A Prefeitura disse ainda que uma equipe técnica está em contato com o serviço de hospedagem, investigando vulnerabilidades do sistema e que, assim que a falha for detectada, vai denunciar o caso, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. A previsão é que o problema seja solucionado ainda nesta segunda.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário