sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Magé permanece em Estágio de Atenção nesta sexta-feira (28)

São 10 pluviômetros automáticos instalados pela cidade, que enviam dados em tempo real para a Defesa Civil.

magé
Nesta sexta-feira (28) a cidade de Magé permanece em Estágio de Atenção, segundo o último boletim do clima da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
De acordo com os dados do Centro de Monitoramento do órgão municipal, a previsão para amanhã é de 4mm de chuva com possibilidade de ocorrência de 84%, terá sol com pancadas de chuva, muitas nuvens à tarde, e à noite, tempo firme. A temperatura máxima será de 26°C e mínima de 21ºC.
O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil passou do Estágio de Vigilância para o Estágio de Atenção na manhã de hoje, com o aumento do volume de chuva para Magé que passou de 20 para 40 milímetros, nível considerado moderado a forte, na escala do radar da Estação Meteorológica do Sumaré.
São 10 pluviômetros automáticos instalados pela cidade, que enviam dados em tempo real para a Defesa Civil. Nas últimas 24h o primeiro e sexto distritos foram as regiões da cidade que apresentaram os maiores índices pluviométricos. Em Magé choveu 94 milímetros nesse período, enquanto no distrito de Vila Inhomirim o volume registrado foi de 51 milímetros, no mesmo intervalo. Durante o dia as ocorrências registradas pela Defesa Civil foram de pequenos deslizamentos e alagamento em pontos isolados.
“A Rua Alexandre Repani em Magé foi um local onde registramos alagamento e algumas localidades tiveram pequenos escorregamentos de terra provocados pelo solo encharcado. Mas nenhum é significativo e oferece risco. Todo nosso efetivo está de plantão e nossas viaturas estão circulando todos os distritos”, avisa Gilber Câmara, coordenador de Proteção e Defesa Civil de Magé.
Assim que foi identificado o acúmulo de chuva para a cidade, a Compdec iniciou o protocolo de prevenção. Os moradores das áreas de risco foram informados, via SMS, sobre a situação. Agentes que estavam de folga estão atuando nas ruas e na base montada no Centro de Monitoramento da Defesa Civil de Magé, que fica em Fragoso, no sexto distrito.
“As comunidades das áreas de risco onde ficam as sirenes, devem estar alertas que no caso da sirene tocar, e podem se dirigir ao ponto de apoio mais próximo”, alerta o coordenador, que também ressalta que toda a população deve ficar atenta e em especial os moradores das áreas de risco.
Qualquer dúvida ou ocorrência o cidadão pode ligar para 199 ou para a Central de Monitoramento da Defesa Civil de Magé 2739-4512.

Nenhum comentário:

Postar um comentário