terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jovem morre após ser atropelado por carro da PM

O comando da UPP Batan abriu uma averiguação sumária para apurar as circunstâncias da ocorrência

IMG-20141103-WA0049Luiz Claudio Andrade Baltazar, de 17 anos, acabara de encerrar o expediente como entregador de pizza, na madrugada do último sábado, por volta de 2h, quando foi lançado a metros de distância depois de uma batida com uma viatura da PM na esquina entre a Rua Itajaí e a Avenida Brasil, em Realengo, Zona Oeste do Rio, mais precisamente na comunidade do Batan, que conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). As circunstâncias da morte do adolescente tem versões conflitantes entre o o relato da família, o que os PMs envolvidos disseram na delegacia e a nota enviada pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).
Segundo parentes de Luiz, que teve a morte cerebral decretada no Hospital estadual Albert Schweitzer pouco mais de 24 horas após o acidente, o jovem parou sua moto ao lado de uma praça ao avistar o carro da PM se aproximando. Mesmo assim, ele teria sido atingido em cheio pelo veículo dos policiais, que ficou com a parte dianteira totalmente danificada.
Ele deixou o baú da moto em casa depois do trabalho e foi encontrar uns amigos. No caminho, uma viatura só com o giroscópio aceso passou por ele e por outros dois colegas, que estavam numa segunda moto. De repente, o carro deu meia-volta e voltou na toda na direção dos meninos, todo apagado. Meu sobrinho ainda parou, mas não teve chance, diz Paula Cristina Pestana, de 37 anos, tia de Luiz.
Luiz Claudio Andrade Baltazar tinha 17 anos No entanto, a versão que os policiais militares apresentaram na 33ª DP (Realengo), onde o caso foi registrado como lesão corporal culposa (quando não há intenção), é bem diferente. De acordo com a Polícia Civil, os agentes relataram que o próprio adolescente bateu na viatura, enquanto tentava escapar da perseguição de uma outra. Mesmo no hospital, onde deu entrada com traumatismo craniano, Luiz chegou a ser autuado por dirigir sem habilitação.
A CPP, por sua vez, fornece uma terceira versão sobre o ocorrido, que desmente o próprio relato dos PMs na delegacia. O órgão informou que o adolescente acelerou numa tentativa de fuga ao perceber a aproximação de uma viatura. Após perder o controle ao passar por um quebra-molas, o carro teria atingido uma árvore, e o impacto causou o desmaio dos policiais. Ainda segundo a coordenadoria, “os PMs não sabem explicar como o motociclista caiu”.
Os parentes de Luiz reclamam também de uma suposta demora no socorro à vítima, que teria levado mais de duas horas para ser concluído. Testemunhas contam ainda que um dos policiais ameaçou plantar uma arma junto ao corpo do adolescente. O PM só teria desistido da ação após ser flagrado por testemunhas, que começaram a filmar o local do acidente e a movimentação dos agentes.
Ele pegou a arma debaixo do banco da viatura, mas todo mundo começou a gritar que estava vendo o que ele queria fazer. O pessoal sacou um monte de celular, e um outro PM ainda disse: “Quem tirar foto ou filmar, depois vamos pegar”, garante Paula.

 Luiz era o mais velho de cinco irmãos. Para auxiliar a mãe, que é viúva, ele interrompeu os estudos no início deste ano. Durante o dia, o rapaz entregava quentinhas pelo bairro. À noite, trabalhava na pizzaria, cujo dono é proprietário da moto que ele guiava no momento do acidente. Parentes e amigos estão convocando uma manifestação para a próxima sexta-feira, quando caminharão da casa da família até a sede da UPP para protestar contra a morte do adolescente.
O enterro só poderá ser feito na próxima quarta-feira. Como minha irmã autorizou a doação dos órgãos, é preciso esperar alguns exames, para encontrar receptores compatíveis. Estamos sofrendo muito, desabafa Paula.
Coordenadoria de Polícia Pacificadora
A parte dianteira da viatura ficou totalmente danificada
“Segundo a comandante da UPP Batan, capitão Joyce Leite, uma equipe policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Batan, em Realengo, estava baseada na entrada da comunidade (Rua Itajaí, esquina com a Avenida Brasil), pouco depois das 2h do último sábado (1/11), quando viu duas motos com os faróis apagados e com os ocupantes sem equipamentos de segurança (uma com dois ocupantes e outra apenas com o piloto) trafegando na contramão da Avenida Brasil. Os policiais pegaram a viatura, ligaram a sirene e o giroflex e tentaram abordar as motocicletas. A moto que estava com os dois ocupantes parou, enquanto o motociclista da segunda acelerou. Os agentes desconsideraram a que parou e foram atrás da que fugiu. Próximo ao Posto 200, na altura do número 127 da Rua Itajaí, a viatura perdeu o controle em um quebra-mola e se chocou contra uma árvore.
Os policiais desmaiaram com o impacto da batida e foram socorridos por policiais em uma outra viatura que chegou logo depois ao local. Os PMs não sabem explicar como o motociclista caiu. Os dois soldados que estavam na viatura policial foram socorridos pela outra equipe que chegou na sequência, enquanto uma ambulância do Samu foi acionado pelo serviço 193 para socorrer o adolescente. Todos foram levados para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo.
O comando da UPP Batan abriu uma averiguação sumária para apurar as circunstâncias da ocorrência e as devidas responsabilidades. A supervisão da UPP conversou com a mãe da vítima no hospital e se colocou à disposição da mesma para o que ela precisasse. A ocorrência foi registrada na 33ª DP (Realengo), que apura os fatos.”
Polícia Civil
“De acordo com informações da 33ª DP (Realengo), o caso foi registrado como lesão corporal culposa. Segundo os policiais militares, que socorreram o rapaz, ele bateu em uma viatura quando fugia de outra. O menor foi autuado por dirigir sem habilitação e foi encaminhado para o hospital. Foi realizada perícia no local e familiares e testemunhas estão sendo chamados para prestar depoimento. As investigações estão em andamento.”
Secretaria estadual de Saúde
“A direção do Hospital estadual Albert Schweitzer informa que o paciente Luiz Claudio Andrade Baltazar deu entrada na unidade neste sábado (01) com traumatismo craniano. O paciente foi internado em leito de terapia intensiva, onde, após exames, foi confirmada a morte cerebral neste domingo (2).”
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário