terça-feira, 9 de setembro de 2014

Obras de contenção de encostas são entregues na Região Serrana

Foram 17 concluídas em agosto e 19 ainda estão em andamento.Intervenções não foram concluídas desde a tragédia de janeiro de 2011.
Obras de contenção de encostas na Região Serrana (Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio)Obras de contenção de encostas na Região Serrana (Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio)
Após mais de três anos da tragédia provocadas pelas chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio, 17 obras de encostas foram concluídas em Petrópolis, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto. Segundo o governo do Estado, as intervenções custaram R$ 501,9 milhões e foram realizadas em parceria com o governo federal. Outras 19 obras se encontram em execução ou em fase de licitação. Ao todo, 72 foram feitas em cidades afetadas pela enchente que devastou municípios serranos em janeiro de 2011.Em Nova Friburgo, foram concluídas as obras de complementação da encosta do Jardim Ouro Preto (Matacão), de contenção na Granja do Céu e da recuperação com revegetação de áreas degradadas no Bairro Jardim Califórnia. Dois locais da Chácara do Paraíso e três pontos do Centro da cidade (atrás do Judiciário, na Rua Carlos Éboli e na Rua Almirante Barroso) também passaram por obras, que inclui a remoção de blocos de rocha no Bairro de São Jorge.
O município ainda tem oito obras em encostas em andamento em locais como Jardinlândia, São Jorge, Floresta e Córrego Dantas, além de Duas Pedras/Lazareto, Jardim Califórnia II, Jardinlândia II e Subida Belmonte. Mais duas encostas ainda serão iniciadas: Village e Vila Nova. “Esse tipo de intervenção é fundamental para eliminar áreas de risco, prevenindo o deslizamento de encostas, evitando que tragédias se repitam” diz o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior.
Teresópolis, uma das cidades mais atingidas pela tragédia de 2011, teve 18 intervenções em encostas concluídas. Quatro locais ainda passam por obras: Parque Imbuí, Caleme, Vila Muqui e Solar do Renan. Em São José do Vale do Rio Preto, a secretaria de Obras concluiu a construção de um muro de contenção atirantado na Rua Pedro da Silva Machado, no Parque Vera Lúcia. Em Petrópolis, sete intervenções foram entregues no Bingen, Bairro Castrioto e Castelo São Manoel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário