segunda-feira, 14 de julho de 2014

Números da Copa são opostos em Teresópolis e Nova Friburgo

Números da Copa são opostos em Teresópolis e Nova Friburgo
Torcedores lotaram Teresópolis durante o Mundial (Foto: Gustavo Garcia / G1)

O balanço da Copa do Mundo foi o oposto para Teresópolis, que foi a “casa da Seleção” durante o Mundial, e Nova Friburgo, ambas na Região Serrana do Rio. Enquanto o comércio da cidade onde os jogadores ficaram hospedados está em clima de festa, o de Nova Friburgo amarga o prejuízo. Em Teresópolis, bares e restaurantes registraram aumento de até 60% no movimento. Muito fizeram contratações de funcionários extras. Já na cidade vizinha, as lojas fecharam mais cedo nos dias de jogos e registraram queda nas vendas.
Em dias de jogos do Brasil, no bar do Parque Regadas, em Teresópolis, o faturamento foi 30% superior, se comparado com os dias normais. O espaço ficava lotado, as mesas tomadas e os funcionários pareciam os jogadores da Seleção, correndo de um lado para o outro. “Muita gente veio assistir aos jogos aqui. Não dava para ficar parado”, disse o balconista André Brant.Nos estabelecimentos da Avenida principal, o movimento chegou a ser 60% acima do normal e foi preciso fazer contratações extras. “Esperamos que eles tenham gostado da nossa recepção e que retornem”, afirmou o auxiliar de escritório Uillian Valadão.
O presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), Rogério Pereira, fala sobre o legado deixado pela Copa na cidade. “Por muitos anos a cidade vai continuar colhendo os frutos deste grande acontecimento que foi o Mundial de 2014”, garantiu ele. As pousadas e hotéis também comemoram a taxa de ocupação, que ficou em 100%.
Já em Nova Friburgo o clima é de reação para recuperar o prejuízo. A vendedora Andreza Cerqueira, afirma que a meta estipulada pela loja onde trabalha não foi batida em junho e acredita que levará um tempo para o comércio se estabilizar. Bráulio Resende, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo, afirma que apenas o comércio de eletrônicos ficou fora do prejuízo por conta da procura por televisores. “O Mundial afetou até o Dia dos namorados, quando as vendas costumam ser muito boas”, lamentou.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário