terça-feira, 10 de junho de 2014

Procurador investiga utilização de carro oficial de Friburgo e Cantagalo

Alguns políticos convidados para o almoço de lançamento do movimento “Aezão”, que defende a pré-candidatura à Presidência da República do senador Aécio Neves (PSDB-MG), na quinta-feira, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, não tiveram apenas a mordomia de beber e comer churrasco de graça. Parte de deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores desembarcou no restaurante em carros oficiais.

Procurador eleitoral vai avaliar se políticos que participaram de evento do PMDB em favor se beneficiaram da máquina pública. (Foto: Divulgação)
Procurador eleitoral vai avaliar se políticos que participaram de evento do PMDB em favor se beneficiaram da máquina pública. (Foto: Divulgação)

O uso desses veículos é proibido pela Lei Eleitoral em eventos de caráter particular. Nesse caso, um ato político, organizado e pago — R$ 27.500 — pelo presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, para receber Aécio e divulgar a pré-candidatura do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Pelo menos 1.600 pessoas marcaram presença na festa, incluindo representantes de 17 partidos.
— O artigo 73 da lei proíbe por se tratar de um bem público (os carros) sendo utilizado em um caso particular. Os responsáveis estão sujeitos a sofrer cassação do mandato — afirmou o procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Bérenger, que vai analisar a reportagem do GLOBO para decidir se abre um processo para investigar o caso, que pode ser caracterizado como uso da máquina pública.
Um dos veículos era o Gol preto, placa 005, a serviço da deputada estadual Graça Mattos (PMDB), 2ª secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Alerj). Procurada, Graça Matos não retornou as ligações.
O Sentra preto, placa 025, disponibilizado para atender ao deputado estadual Waguinho (PMDB), vice-líder do partido na Alerj, também estava no evento. O parlamentar admitiu o erro, mas justificou:
— Fui ao almoço no carro de um amigo. Se o veículo (oficial) estava lá, foi porque estava sendo usado pela assessoria do meu gabinete.
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), compareceu à reunião com Aécio Neves e correligionários. O veículo preto, placa 001, do Poder Executivo de Friburgo, permanecia no estacionamento no horário em que o prefeito deveria estar trabalhando no gabinete.
Cabral, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que “chegou em carro particular”. Segundo ele, o automóvel foi usado pelo secretário municipal de Obras, Augusto Spineli, “em regime de urgência”. Spineli foi até a churrascaria, segundo o prefeito, para pegar com ele um projeto.
Com a placa 002, o Voyage prata de uso exclusivo da vice-prefeita de Paty do Alferes, Lenice Matos (PSC), também estava no estacionamento do restaurante. O veículo foi fotografado pelo GLOBO e, mesmo assim, Lenice negou que o carro estivesse no local. A vice-prefeita ainda ameaçou de processo o repórter caso a foto fosse divulgada.
— Este carro estava na oficina. Eu tenho a nota para provar — disse ela.
O Corolla preto 001, do presidente da Câmara de Nova Friburgo, Márcio Damázio (PSD), foi outro carro encontrado no estacionamento da churrascaria. O vereador, no entanto, disse que “só deu uma passada” no almoço. De acordo com ele, o veículo foi usado para ir à Alerj a trabalho:
— Fui à Assembleia para protocolar um pedido de repasse de verba.
O prefeito de Varre-Sai, Everardo Ferreira (PP), também prestigiou Aécio. O carro oficial, um Corolla, estava no local. Procurado pelo GLOBO, ele não foi encontrado para comentar. Havia ainda automóveis oficiais à disposição de políticos de Vassouras, Italva, Barra Mansa e Cantagalo, entre outras cidades.


Fonte: O Globo
Por Cássio Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário