terça-feira, 6 de maio de 2014

Petrópolis: Comdep arrecada mais de uma tonelada de recicláveis na Exposição

A Prefeitura fechou ontem o balanço do Projeto Petrópolis Recicla, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis, na 25ª Exposição Agropecuária de Petrópolis, realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio: mais de uma tonelada de materiais recicláveis (garrafas pet, poli e latinhas) recolhidos. A iniciativa, que atraiu a atenção do público, tinha como objetivo despertar a consciência sustentável nos participantes. Quem contribuiu não se arrependeu: além da lição, ainda recebeu na hora o valor pelo material (o cálculo foi feito por peso).
Comdep arrecada mais de uma tonelada de recicláveis na 25ª Exposição Agropecuária. (Foto: Divulgação)
Comdep arrecada mais de uma tonelada de recicláveis na 25ª Exposição Agropecuária. (Foto: Divulgação)
Outros serviços oferecidos na tenda da Prefeitura também atraíram quem prestigiou a festa. A Secretaria de Fazenda cadastrou 45 novos microempreendedores individuais (MEIs) e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) também ganhou atenção: 16 casais se cadastraram para um casamento coletivo que será realizado na cidade. Já a Secretaria de Saúde, por meio do programa DST/Aids, distribuiu cerca de dois mil preservativos.
Além da prestação de serviços públicos, a Prefeitura aproveitou a Exposição Agropecuária para realizar campanhas de conscientização em diversas áreas, como saúde, educação, defesa civil, trânsito e segurança pública. No espaço, a ideia foi aproximar ainda mais a administração pública da população. Funcionários capacitados esclareciam dúvidas sobre diversos setores. A Secretaria de Saúde fez panfletagem sobre desratização e combate à dengue.
Artesanato, produção rural e adoção de animais   – O Núcleo de Bem Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento, conseguiu que seis cães fossem adotados na IV Pet Petrópolis. Funcionários do núcleo também conversaram com a população explicando sobre a importância da adoção responsável.
Os produtores rurais da cidade também participaram da 25ª Exposição Agropecuária, expondo e comercializando seus produtos. Entre os expositores estavam os que fornecem ao governo municipal itens para a merenda escolar.
Cinquenta e quatro artesãos da cidade também marcaram presença na festa. Eles ganharam da Prefeitura um espaço gratuito para mostrar seus trabalhos, tendo a chance de divulgar e vender seus produtos.
Atividades infantis – Na tenda da Prefeitura, atividades atraíram as crianças, como contação de histórias, teatro de fantoches, oficinas de garrafa PET, pintura corporal e escultura com balões. Moradora de Nogueira, a professora Dulce Magalhães levou os netos, Ana Luiza, de cinco anos, e Vinicius, de três, para se divertir com desenhos feitos nos braços e nas mãos. “Achei muito bom. As crianças adoraram. Nós já fomos aos brinquedos, elas comeram guloseimas. Está sendo muito bom”, disse Dulce.
Defesa Civil – A Secretaria de Proteção e Defesa Civil esteve presente nos cinco dias da festa, de manhã até a madrugada. Com uma barraca montada ao lado da tenda da Prefeitura, distribuiu ao longo do dia panfletos e cartilhas com dicas simples de prevenção de desastres das chuvas. Quem passava por ali ainda aprendia como fazer um pluviômetro caseiro com garrafa PET e recebia um adesivo para montar o seu equipamento. À noite, agentes ficaram de prontidão para garantir a segurança do público que acompanhava os shows. Todos os dias, as estruturas da festa foram
vistoriadas pelos agentes.


Fonte: Ascom/Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário