terça-feira, 13 de maio de 2014

Exposição promove reflexão sobre a Abolição da Escravatura em Magé

port o XIX
Amanhã 13 de Maio completam 126 anos que Isabel assinou a Lei Áurea dando liberdade aos negros escravizados no Brasil, marcando o Dia da Abolição da Escravatura.
Como a terceira cidade mais antiga do país, Magé possui marcos históricos dessa época, como o Porto de Estrela, próximo à divisa com o município de Duque de Caxias, onde os navios negreiros atracavam para desembarcar os escravos, e o Caminho do Ouro em Raiz da Serra, por onde eles transportavam a pedra preciosa extraída em Ouro Preto.
Para promover a reflexão sobre significado dessa data, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial de Magé, COMPPPIR, realiza na Praça Dr. Nilo Peçanha, Centro do primeiro distrito mageense, a Exposição para Reflexão da Abolição da Escravatura, das 13h às 17h, com apoio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, e de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade.
princesa pena_Lei_Aurea
Além de mostrar a forte contribuição dos escravos na formação cultural e culinária do país, com apresentações de rap, capoeira, tendas com feijão amigo e acarajé, a população que passou pelo local pôde participar das ações de saúde com as equipes dos programas DST/AIDS e Hepatites Virais e combate ao Tabagismo, e o Hiperdia, com aferição de pressão arterial e glicose.
Especialmente para as mulheres, uma tenda de beleza onde elas pode fazer tranças afro e para todos os públicos a ginástica com o grupo da melhor idade.
Serviço:
Exposição de Reflexão da Abolição da Escravatura
13 de maio das 13h às 17h
Praça Dr. Nilo. Peçanha, s/nº – Centro, Magé
Fonte: Ascom/Magé

Nenhum comentário:

Postar um comentário