sábado, 12 de abril de 2014

Magé já dispõe de ponto de Coleta Digital

Coleta
Teclados, cabos, mouses, baterias e outros componentes eletroeletrônicos fora de uso já têm onde ser descartados corretamente. Foi lançada nesta sexta-feira, 11 de abril, a primeira unidade de Coleta Digital de Magé, que é um braço do Programa Coleta Seletiva Solidária, uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o Governo do Estado.
A primeira caixa coletora de material eletroeletrônico foi instalada no colégio Estadual Alda Bernardes, localizado em Piabetá, bairro do 6º distrito de Magé. O secretário de Meio Ambiente de Magé, Leandro Vidal, destacou a importância da implantação da Coleta Digital em uma unidade escolar. Ele lembrou que esta é mais um elemento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“É responsabilidade nossa descartar corretamente esses materiais, pois muitas vezes eles contêm metais pesados que poluem a água, o solo e provocam a degradação do ambiente. Estamos começando a implantação desse projeto no lugar certo, porque vocês são formadores de uma consciência melhor. Vocês vão replicar as informações e práticas em suas casas. A educação ambiental começa na escola e vai da escola para a sociedade”, afirmou.
Coleta Di
A diretora do colégio, Luciana Branco, agradeceu pela escolha da unidade para disseminar a prática ecologicamente correta. “Somos elementos colaboradores desse projeto. Estamos felizes com a escolha da nossa escola pela Prefeitura. Já somos parceiros, através da Secretaria de Meio Ambiente, na Coleta Seletiva. Agora, temos também a Coleta Digital. Fazer dar certo depende de vocês”, frisou.
A coordenadora na unidade do Programa Elos da Cidadania, projeto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que visa promover discussões e buscar soluções sobre problemas na comunidade, Shirley Lopes, também lembrou aos presentes que a tecnologia é fundamental nos dias de hoje, mas saber descartar os aparelhos velhos é essencial à vida.
Coleta Digital em
Alguns alunos da unidade estrearam a caixa coletora descartando equipamentos velhos. A banda Alda Musical, composta por estudantes do colégio, animaram o lançamento do programa. A secretária de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Tânia Mara, o subsecretário de Meio Ambiente, José Renato Ascar, e os educadores ambientais, Roseli Coelho e Thiago Daudt, também prestigiaram o lançamento da Coleta Digital.
A segunda caixa coletora será implantada no Shopping da Praça, localizado no Centro de Magé. Roseli explicou que quando o recipiente estiver cheio, o material será recolhido e levado para a Empresa Coleta Digital, em São Gonçalo. Lá, o lixo eletrônico passará por uma triagem para reciclagem.
Fonte: Ascom/Magé

Nenhum comentário:

Postar um comentário