segunda-feira, 21 de abril de 2014

Governo do Estado vai iniciar o restauro do Quiosque das Lendas



   Encontro no Rio de Janeiro essa semana definiu visita de técnicos do Inepac ao Mirante da Granja Guarani. Será no dia 30 de abril, quando engenheiros do governo do Estado e arquitetos do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural vão estudar o prédio tombado para o restauro.  Acompanhado do ex-secretário de Cultura, Wanderley Peres, o sub secretário Arnaldo Almeida ouviu da secretária Ana Rattes a promessa do pronto início da obra, que é devida em função de uma sentença judicial de março de 2011.
   "Vamos iniciar os trabalhos recompondo o telhado do Mirante, estancando a degradação e, ao mesmo tempo, vamos promover os estudos necessários e as providências para o restauro, que é um processo mais complicado", disse Ana Rattes, que prometeu para breve o início das obras.
   Líder do governo na Assembléia Legislativa, onde ocorreu o encontro, André Corrêa garantiu que vai empenhar-se para que a determinação judicial seja cumprida com urgência e prometeu construir, com recursos do Estado, o anexo projetado pela Secretaria de Cultura, construção que visa garantir a ocupação cultural do importante espaço.
   "Concordo com o Wanderley quanto à necessidade de construção de um prédio anexo ao mirante para gerir o espaço e marcar a presença da Cultura no local. A proposta da Cultura é muito interessante porque, além de promover a ocupação, garantindo a integridade do bem, vai promover uma relação amistosa da Prefeitura com a comunidade, e virá dessa relação o compromisso com a manutenção do espaço", disse.

   Cópia da planta do anexo cultural está exposta em totem no terreno do Mirante e dá esperanças à comunidade da Granja Guarani de ter em seu bairro o primeiro polo de Cultura de Teresópolis. O prédio tem cerca de 80m2, com salão para cursos e reuniões, sala administrativa, e banheiros. "Além da restauração do mirante, vamos ganhar um espaço cultural em nosso bairro. Será um grande presente para a cidade, e também para a nossa comunidade", comemorou o presidente da Associação de Moradores da Granja Guarani, Armindo Coelho.
   Participaram da reunião, o diretor geral do Inepac, Paulo Vidal, o deputado e líder do Governo na Alerj, André Corrêa e a secretária de Cultura Ana Rattes, além dos arquitetos que também virão a Teresópolis para o reconhecimento da área que receberá a obra do governo do Estado.
   Sobre o mirante
   Com estilo neocolonial e arquitetura de influências coloniais mexicanas e mouriscas, o Quiosque das Lendas foi construído na década de 20 do século passado e é composto por dois corpos interligados por um avarandado coberto, encimando uma grande elevação que forma uma espécie de platô. A construção, obra do engenheiro teresopolitano Carlos Nioac de Souza, é emoldurada por colunas toscanas de capitel simples e arcos de alvenaria revestidos com azulejos portugueses.
   Produzidos em Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942) e retratam quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”, derivando-se daí o nome Quiosque das Lendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário