quinta-feira, 10 de abril de 2014

Efetivo da PM no Mundial vai superar em 70% o número de agentes da Copa das Confederações


Na Copa das Confederações, o carro blindado da polícia virou atração turística -
Foto: Marcelo Carnaval - 20/06/2013 / Agência O Globo
Na Copa das Confederações, o carro blindado da polícia virou atração turística -Marcelo Carnaval - 20/06/2013 / Agência O Globo
Preocupada com a possibilidade de manifestações violentas, greve de policiais, ações criminosas contra Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e crescimento do roubo de rua, a Comissão Especial de Segurança do Estado para Grandes Eventos decidiu aumentar o efetivo da Polícia Militar no estado. Apenas ao redor do Maracanã, durante os jogos da Copa do Mundo, o número de policiais será 70% maior do que o usado na Copa das Confederações, no ano passado. A decisão foi tomada em reunião esta semana e divulgada ontem pela Secretaria de Segurança. Serão 2.372 policiais militares na área externa ao Maracanã, além de 2.580 homens de prontidão nos batalhões, para serem acionados em casos de emergência. Segundo informou a Secretaria de Segurança, na Copa das Confederações eram 1.350 policiais fazendo a segurança nos arredores do estádio.
Além do reforço da PM, a Polícia Civil pretende inovar: vai criar um Núcleo de Atendimento aos Turistas Estrangeiros nas delegacias localizadas em áreas onde acontecerão os eventos, com a presença de 156 policiais habilitados em línguas estrangeiras. A expectativa é de que haverá um fluxo maior de pessoas na cidade em comparação ao público presente na competição do ano passado. Dados em poder do governo federal revelam que no Maracanã, onde serão jogadas sete partidas, incluindo a final, os turistas estrangeiros ocuparão 56% dos lugares. Em todo o Brasil são esperados cerca de 600 mil turistas.
A PM fará também um cinturão de segurança nas áreas turísticas. Ficou acertado que não haverá alteração no efetivo das polícias Civil e Militar no interior e na Região Metropolitana do Rio, incluindo as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). E, a exemplo da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, o Instituto de Segurança Pública (ISP) produzirá, diariamente, um relatório com as ocorrências policiais que envolvam o público e as delegações do evento. Já a Polícia Civil montará uma delegacia e perícia móvel para atendimentos no entorno do Maracanã.
Para garantir o efetivo maior, dois mil homens tiveram as férias adiadas e formarão dois batalhões de campanha, que atuarão ao redor do Maracanã. Licenças, quando possível, serão adiadas e também haverá um reforço dos formandos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, totalizando 4.926 policiais militares no policiamento ostensivo do estado. A Polícia Civil montará um posto avançado da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo no Aeroporto Santos Dumont, no Centro, e reforçará o efetivo da Delegacia do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
O delegado federal Roberto Alzir, subsecretário de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança do Rio, garantiu que todas as análises de risco foram levadas em consideração:
— Todo o planejamento de segurança para grandes eventos parte de uma análise de riscos. Todas as ameaças servem de suporte para o planejamento operacional. Logo, todos os pontos significativos são levados em conta. Acontece desta forma em todo o mundo. Temos um grande desafio e não temos dúvida alguma que as nossas instituições policiais nunca estiveram tão bem preparadas para atuar em megaeventos como estão hoje.

Fonte: O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário