segunda-feira, 21 de abril de 2014

De olho na Copa, comércio tem quase duas mil vagas


O comércio varejista com parte das oportunidades / Divulgação


Segundo estudo do Sebrae realizado com a Fundação Getúlio Vargas, 929 oportunidades de negócios foram mapeadas nas cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil. As chances foram identificadas para nove setores, entre eles construção civil, moda, artesanato, turismo e o comércio varejista. 
De olho nesse mercado de milhares de turistas nacionais e estrangeiros que vão desembarcar em São Paulo a partir de junho, o comércio da capital e das cidades da região metropolitana tem quase duas mil vagas abertas para os mais diferentes setores em lojas. 
Segundo o CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), são 498 chances  apenas em São Paulo. O Emprega SP tem outras 1.370 vagas esperando o futuro funcionário. As chances oferecidas são para vendedor,  operador de vendas, supervisor de vendas, estoquista, auxiliar de estoque, repositor e  conferente de mercadoria, entre outros. 
“Estamos com ritmo crescente desde janeiro. Ainda há oportunidades mesmo faltando menos de 60 dias para o  Mundial”, disse Cássio Oliveira, consultor do Sebrae. 
A maior parte das oportunidades  está em centros comerciais importantes como Pinheiros, Faria Lima, Frei Caneca e Água Branca. Há também ofertas em  Mairiporã, Cajamar, Alphaville e Taboão da Serra.
Os salários, segundo as empresas de recolocação no mercado de trabalho, variam entre R$ 724 e R$ 1,4 mil. Algumas lojas ainda pagam comissão por vendas e desempenho.
A experiência é sempre um diferencial no currículo, até para negociar melhores condições de trabalho e salário, mas há chances também para quem está procurando o primeiro emprego ou vai entrar no setor agora. Há vagas tanto para contratação definitiva como para temporários.
“Minha intenção é continuar aqui depois da Copa. Não tinha conhecimento do setor, mas já trabalhei como vendedora e espero mostrar minha capacidade. Sei que é difícil ser contratada, mas acho que é possível sim continuar ”, disse Marcele Santos, contratada há 20 dias em uma loja na Aclimação.


Por: Fernando Buson

Nenhum comentário:

Postar um comentário