quinta-feira, 6 de março de 2014

Petrópolis pode ganhar museu com história do Poder Legislativo


Petrópolis poderá ganhar o primeiro museu municipal para contar a história do Poder Legislativo, desde o tempo do Império até os nossos dias. A proposta foi sugerida pelo vereador Silmar Fortes (PMDB) e aceita pela Mesa Diretora da Câmara, que tem em seu presidente, vereador Paulo Igor (PMDB) um dos mais entusiasmados pela ideia, principalmente depois do encontro com o diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Jr, quando soube que o Arquivo do Museu tem peças, objetos e outros materiais do Legislação Municipal no período em que não havia prefeito e era o presidente da Câmara que administrava a cidade.
Paulo Igor disse que no momento a proposta inicial é realizar uma exposição de materiais e objetos que estão no Museu, na Sala de Comissões. “Vamos promover esta exposição e depois, com ajuda do professor Mauricio e dos técnicos do Museu organizar uma exposição permanente num dos espaços do prédio da Câmara”.
Conforme os dados apurados junto ao Museu Imperial e também no arquivo da Câmara com os funcionários, há um grande acervo do período do Império, que segundo o vereador Paulo Igor é desconhecido da maioria dos petropolitanos. No encontro com o professor Maurício Vicente, os vereadores e funcionários do legislativo tomaram conhecimento de que o Museu também adquiriu um acervo que pertenceu à Câmara antes mesmo dela ser sediada no Palácio Amarelo. 
O presidente da Câmara disse que a ideia de uma exposição permanente será colocada em discussão com os vereadores para que a Mesa Diretora tenha o apoio e aprovação de todos. “Tenho certeza que todos vão apoiar, pois é tornar público um acervo importante para cidade e que conta a história do Legislativo Municipal que sempre teve um papel importante em Petrópolis, desde o período do Império”, frisou. 
Paulo Igor não tem dúvida que no futuro terá que ser discutido a transformação do prédio principal da Câmara em museu e transferindo as sessões legislativas para outro local, assim como alguns gabinetes. Uma das primeiras proposta de que o plenário da Câmara fosse destinado a um museu foi nos anos de 2001/2002, quando o ex-prefeito Paulo Mustrangi foi presidente da Câmara. Na época, a proposta de construir um anexo ao lado da Câmara foi questionada e criticada por várias entidades e personalidades e nunca foi para frente. 
O vereador Thiago Damaceno (PP), no final da legislatura passada, durante a  discussão sobre os nomes para disputar a eleição para presidente da Câmara, defendeu a ideia de transformar o plenário da Câmara num museu. Naquele momento, ele defendia a transferência das sessões legislativas para outro local, assim como a maioria dos gabinetes. Para o vereador, o prédio da Câmara deveria funcionar como um grande centro cultural em função de sua importância histórica.  


Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário