segunda-feira, 3 de março de 2014

Operação na prisão de PMs no Rio encontra aparelhos de ar-condicionado e cerveja escondidos em celas

Caminhão de mudança chega ao BEP para retirar eletrodomésticos

Uma operação conjunta da Auditoria da Justiça Militar, da Corregedoria Interna da PM e a da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público estadual, na tarde desta segunda-feira, no BEP, a unidade prisional da Polícia Militar, em Benfica, na Zona Norte do Rio, encontrou 12 aparelhos de ar-condicionado, computador pessoal, quatro tablets, uma antena de TV por assinatura, celulares, 12 micro-ondas e outros eletrodomésticos escondidos, além de 70 latas de cerveja. A ação visava a apurar denúncias de irregularidades no BEP, onde já foram constatadas outras irregularidades e regalias nos últimos anos.
Cena do passado: em vistoria do CNJ, celas pareciam mais suítes. Foto: Agência O Globo
Cena do passado: em vistoria do CNJ, celas pareciam mais suítes.Na chegada da equipe da CSI ao BEP, por volta das 15h, os presos tentaram impedir a vistoria nas celas, ameaçando fazer um motim e tomar dois policiais como reféns. O Batalhão de Choque teve de ser acionado para garantir a inspeção. Ao todo, 120 policiais participaram da ação — 90 da Corregedoria, 30 da CSI. A maior parte do material apreendido foi encontrada dentro de fundos falsos nas celas ou em lixeiras.
- O intuito da reação dos presos foi retardar a entrada dos agentes. Com certeza, muita coisa foi escondida nesse meio-tempo. Alguns aparelhos de ar-condicionado estavam molhados, devido ao uso até pouco antes - contou o promotor Paulo Roberto Mello Cunha, da Auditoria da Justiça Militar.
Batalhão prisional da PM está, mais uma vez, no foco de irregularidades Foto: Thiago Freitas / Extra
De acordo com o Ministério Público, a operação foi feita para que fossem checadas denúncias de irregularidades na unidade, até uma dando conta de que são comuns os churrascos nas dependências da prisão. No momento da vistoria chegava à unidade uma Kombi carregada com gelo. O veículo, no entanto, foi despachado sem deixar a carga.
Já a Polícia Militar informou, em nota, que "de acordo com o corregedor não houve motim algum. Nada foi retirado das instalações. A operação de revista ainda está em andamento".
Histórico de problemas
No início de dezembro de 2012, um relatório feito pela Vara de Execuções Penais do Rio (VEP) mostrou que os presos daquela unidade dispunham de 109 geladeiras, 52 microondas, 102 televisores, 63 cafeteiras, uma máquina de fazer frango assado, além de panelas elétricas, DVDs, CDs, rádios, aparelhos de som e até máquinas de lavar.

Fonte: O Extra
Caminhão de mudança chega ao BEP para retirar eletrodomésticos Foto: Bernardo Costa / EXTRA






Nenhum comentário:

Postar um comentário