quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RIO BONITO RECEBE TOMÓGRAFO MÓVEL DURANTE OS ÚLTIMOS DIAS DE FEVEREIRO

Cerca de 700 exames serão realizados em pacientes de cinco cidades da região



Os moradores de Rio Bonito, assim como de outros municípios do entorno - Tanguá, São Gonçalo, Silva Jardim e Itaboraí - poderão realizar tomografias entre os dias 18 e 28 de fevereiro através do serviço de Tomógrafo Móvel, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O equipamento estará na Avenida Nilo Peçanha – esquina com a Rua Getúlio Vargas – de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 15h. A estimativa é que sejam realizados cerca de 70 exames por dia.

Para o agendamento, as secretarias municipais de Saúde ficam responsáveis pelo recebimento prévio da solicitação médica, encaminham a demanda à SES e informam ao paciente sobre o dia, horário, local e a preparação necessária para a realização do procedimento.


Estrutura e conforto – A Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada foi criada para facilitar o acesso para a realização deste tipo de exame na rede pública. O equipamento, instalado em um container climatizado para a recepção e acolhimento dos pacientes, funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.


Agilidade no diagnóstico – O tomógrafo móvel é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. Os resultados são disponibilizados aos pacientes após um período de 10 a 15 dias úteis, pelo município, para que então possam encaminhar ao seu médico.


Acesso ampliado – Criado em 2009 pela SES, a Unidade Móvel de Tomografia é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. São dois equipamentos que já beneficiaram mais de 66 mil pacientes no estado, realizando cerca de 88 mil exames. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde também dispõe de serviços móveis de Ressonância Magnética, Mamografia e Ultrassonografia, totalizando mais de 25 mil atendimentos e a produção de 30 mil exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário