segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Rede pública de saúde começa a ser informatizada em Petrópolis

O município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, terá a rede de saúde totalmente informatizada. O investimento de mais R$ 5 milhões vai permitir que os profissionais acessem os dados dos pacientes desde a última consulta, internação ou qualquer outra intervenção que tenha sido feita na rede pública. A estrutura será montada em 78 unidades e contará com 72 pontos de conexão, 344 pontos de rede lógica, 274 estações de trabalho e 189 impressoras. A expectativa é de que o sistema esteja funcionando integralmente dentro de um ano.
Médicos poderão consultar o histórico do paciente. (Foto: Reprodução/Intertv Jairo Martins)
Médicos poderão consultar o histórico do paciente.
(Foto: Reprodução/Intertv Jairo Martins)
O prontuário eletrônico poderá ser acessado de qualquer unidade de saúde pública, como postos de saúde, unidades básicas, centros de especialidades, setores da secretaria de saúde e urgências. Segundo o secretário de Saúde, André Pombo, o processo será feito por etapas. “O software vai ser instalado primeiro nas urgências e emergências dos hospitais e nas unidades de pronto atendimento. Isso deverá levar aproximadamente quatro meses. Depois será a vez da média complexidade e especialidades até que o sistema chegue na ponta, que é a unidade básica de saúde”, esclareceu o secretário.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, explicou que a implantação do projeto será dividida em três partes: infraestrutura, sistemas e capacitação dos recursos humanos. "O paciente vai marcar a consulta ou o exame na própria unidade de saúde. Além disso, ele poderá acessar a sua conta no portal, contando com todas as informações sobre os dias e horários agendados", explicou Aírton.
A informatização permitirá ainda que o município identifique os usuários de outras cidades, o que possibilitará a prefeitura pleitear recursos estaduais ou federais. Segundo André Pombo, a rede pública de Petrópolis tem uma demanda diária que varia entre cinco e oito mil pacientes.
Para o secretário de saúde, a informatização da rede pública de saúde vai trazer comodidade não apenas para os profissionais, mas também para os usuários. “Se uma pessoa é atendida em um Posto de Saúde da Família, por exemplo, que funciona de segunda a sexta-feira, poderá ter os dados acessados caso precise de um atendimento de urgência no fim de semana.  Ao retornar ao posto, o histórico será visto pelo médico no prontuário eletrônico”, revelou André, lembrando que a descrição exata dos procedimentos e os medicamentos receitados, a pessoa ganha em agilidade e segurança. Ele destacou que as informações são sigilosas, sendo acessadas somente pelos profissionais da rede.
Além das melhoras que vão influenciar diretamente na vida dos pacientes, o município destaca que  a informatização vai permitir o acompanhamento em tempo real dos contratos, facilitando o controle dos medicamentos e equipamentos disponibilizados pela rede. O sistema estará interligado a central de regulação de leitos, de consultas de exames, das urgências e emergências, da gestão de materiais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesta semana serão realizadas reuniões com os diversos setores da rede para a implantação do sistema e capacitação dos servidores.
Fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário