sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MATERNIDADE DO ROCHA FARIA GANHA ESPAÇO PARA ADOLESCENTES

Equipe vai permanecer ao lado da jovem mãe e tirar dúvidas sobre o parto


O número de nascimentos de mães menores de idade no estado do Rio de Janeiro é maior do que o de mães acima dos 35 anos. A estatística, compilada com dados da Secretaria de Saúde, confirma-se no dia a dia das maternidades estaduais. No Hospital Estadual Rocha Faria, a incidência de gravidez na adolescência entre as pacientes varia entre 20 e 25% dos casos atendidos na maternidade. Para se adequar a esta realidade, a partir desta quinta-feira (06/02), gestantes com idades entre 12 e 18 anos que derem entrada em trabalho de parto na unidade serão atendidas em um espaço criado especialmente para elas. O "Espaço Jovem Mãe" foi instalado em uma sala climatizada e especialmente decorada para atender as adolescentes e conta com dois leitos. Elas serão acompanhadas tanto antes quanto depois do parto, por equipamentos que monitoraram mãe e filho.

- É muito importante uma correta abordagem da gravidez nas mães adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, até porque as complicações obstétricas são maiores entre as gestantes nessa faixa etária. Esse espaço representa uma mudança na forma de acolhimento dessa gestante. Ela saberá qual médico vai acompanhá-la nesse processo, terá o apoio de seus familiares e, enquanto ainda estiver no hospital, vai receber informações sobre planejamento familiar. Depois, a adolescente será encaminhada para um serviço de referência em planejamento familiar, para dar sequência ao atendimento - explicou o coordenador da maternidade do Hospital Rocha Faria, Juciney Ricardo Cotrim Pacheco.

Com foco no parto humanizado, o espaço é equipado com instrumentos diferenciados - como bola de pilates, barras e cadeira especial -, que funcionam como alternativas aos medicamentos que normalmente são usados para diminuir as dores e melhorar a dilatação das jovens mães. No primeiro atendimento, a adolescente já fica conhecendo os integrantes da equipe de atendimento direto, formada por um médico, uma enfermeira obstétrica e dois técnicos de enfermagem, que permanecem o tempo inteiro ao lado da parturiente, para acompanhamento da evolução do parto e também para tirar as inúmeras dúvidas. Além da equipe, a adolescente pode escolher familiares para ficarem ao seu lado durante todo o processo.

Capacitação

Segundo o coordenador da maternidade, as equipes do Espaço Jovem Mãe receberam treinamento especial e serão exclusivas do setor. O projeto prevê, ainda, orientações sobre higiene bucal e kit de higiene pessoal para a mãe, e um kit mãe coruja com enxoval para o bebê.

- As adolescentes grávidas terão assistência exclusiva, com todo suporte diferenciado que uma adolescente deve ter no momento do parto. Isso elimina um aspecto de tensão, que pode ser prejudicial tanto para a gestante quanto para a criança que vai nascer – afirmou a superintendente de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde, Valéria Moll.

Números

Em 2012 foram registrados, no estado, 1.819 nascimentos de bebês de mães com menos de 15 anos de idade e 38.629, de mães na faixa etária dos 15 aos 19 anos. Em 2011, 38.959 bebês nasceram de mães adolescentes com idades entre 12 e 19 anos, enquanto 26.926 bebês vieram ao mundo de mulheres com mais de 35 anos. No mesmo período, 18 bebês nasceram de meninas com menos de 12 anos de idade.

 Ascom da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário