quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Jornada Pedagógica reúne equipes diretivas


Equipes diretivas da rede municipal na Jornada Pedagógica 2014 no SESC Teresópolis
Equipes diretivas da rede municipal na Jornada Pedagógica 2014 no SESC Teresópolis

Evento no SESC Teresópolis discutiu diretrizes de trabalho, metodologias, organização e propostas para 2014

A Secretaria Municipal de Educação reuniu as equipes diretivas de suas unidades escolares durante os dias 28 e 29 de janeiro Sesc Teresópolis para a Jornada Pedagógica 2014. O objetivo do encontro foi repensar o papel da Educação na era da globalização, quando uma sala de aula não se restringe mais aos limites das quatro paredes. Em pauta, diretrizes para 2014, bem como temas sobre metodologias de trabalhos, organização administrativa, apresentação de propostas para o ano, entre outros.

Agradecimento

O Secretário de Educação de Teresópolis, professor Leonardo Vasconcellos, abriu o encontro agradecendo a parceria com o Sesc Teresópolis e instigando a reflexão sobre o tema “O mundo inteiro cabe na Escola?”, proposto para os educadores municipais. “Em uma escola, muito além do currículo formal, encontram-se questões que preocupam toda a sociedade e que precisam ser pensadas e repensadas”, observou o secretário.
Em um ano que será marcado por eventos significativos como Copa do Mundo e eleições para presidente, a Secretaria Municipal de Educação propõe transformar informação em conhecimento, extrair benefícios dos avanços tecnológicos, pensar alternativas para o desenvolvimento sustentável, exercitar a tolerância em função da diversidade e repensar a função da escola no século XXI.
“Com o tema ‘O mundo inteiro cabe na escola’, cada unidade escolar deverá elaborar trabalhos que promovam a discussão e a realização de atividades numa perspectiva que admita a articulação entre diversas culturas, que olhe a escola de dentro para fora e também de fora para dentro”, explicou a diretora do departamento de educação da Secretaria, professora Carla Rabello.

Programação variada

No primeiro dia do encontro, 28, as equipes diretivas tiveram a oportunidade de assistir a palestra da psicóloga Érika Neves que abordou o tema “Educação Emocional”. As equipes também foram apresentadas ao projeto “O mundo inteiro cabe na escola”, e realizam um trabalho em grupo onde analisaram salas de aulas de diversos países e cidades e ainda assistiram ao show de Stand Up Comedy Nota 10, promovido pelo SESC Teresópolis.
“Reconhecer nossa cultura e conhecer a cultura produzida por nossos semelhantes é uma ação que deve dar significado às aprendizagens promovidas pela escola”, analisou a professora Sandra Patrício, assessora da Divisão de Projetos Especiais da Secretaria.
No segundo dia da jornada, 29, as equipes iniciaram o dia praticando ginástica laboral. O professor Arnaldo Arcon apresentou movimentos orientais do Tai Chi Chuan e a professora Carla Inglez divertiu a todos comandando uma animada aula de lambaeróbica. Em seguida, as orientadoras pedagógicas da educação infantil seguiram para o teatro onde participaram de uma palestra aprofundando o tema do projeto e os diretores receberam comunicados da professora Carmem Lúcia Guarilha, diretora do Departamento de Administração.

Fonte: Netdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário