sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fim de semana tem mais de 30 blocos de rua no Rio; veja a lista

Bloco Chora, me liga desfilou com 'área VIP' na Praia de Copacabana no domingo (3) (Foto: Lívia Torres/G1)Blocos de rua dominam as ruas do Rio a partir deste sábado (15) (Foto: Lívia Torres/G1
Os blocos do Rio de Janeiro já dominam as ruas a partir deste sábado (15) em toda a cidade. São incontáveis ensaios e 31 desfiles. Dentre eles, os tradicionais Spanta Neném, Imprensa Que Eu Gamo, Banda de Ipanema, Carmelitas e Calma, Calma, Sua Piranha.
A festa se espalha por bairros da Zona Sul, como Laranjeiras, Botafogo, Jardim Botânico e Copacabana; e vai até a Ilha do Governador, passando por Freguesia, Oswaldo Cruz e a região central do Rio.
Ao todo, até março, a cidade terá 457 blocos — 35 a menos do que no ano passado, conforme publicação do Diário Oficial do Município. A estimativa da Secretaria Especial de Turismo (Riotur) é de pouco mais de 5 milhões de foliões, o que representa uma redução de cerca de 300 mil pessoas em relação a 2013.
Por conta dos números superlativos do "maior show da terra", como anuncia a própria Prefeitura, o prefeito Eduardo Paes prometeu diminuir o número de blocos, pois considerou o público excessivo, principalmente na Zona Sul. De 538 inscrições, 72 foram recusados. Na ocasião, a autoridade afirmou:
"Acho que há uma concentracão excessiva na Zona Sul da cidade. Ipanema teve a Avenida Vieira Souto tomada todo o dia. Leblon, Laranjeiras e Flamengo também são áreas onde a gente precisa ter uma redução de blocos. Já pedi ao pessoal da Riotur que estude, eventualmente, até o indeferimento de alguns pedidos para blocos desfilarem", disse Paes. No entanto, a Zona Sul terá em 2014 apenas quatro blocos a menos do que no ano anterior.
Xixi na rua
Na quarta (12), a Prefeitura do Rio divulgou dados da organização do evento e quem for flagrado fazendo xixi na rua terá que pagar uma multa de R$ 157.

Para controlar os cerca de cinco milhões de pessoas que vão aproveitar esta época do ano na cidade, o efetivo da Guarda Municipal foi elevado para 8,6 mil policiais. O aumento de 11% no grupo que irá fiscalizar a população pretende evitar o xixi na rua.
Para isso, mais de 21 mil banheiros químicos serão espalhados. A pessoa que for flagrada urinando na rua pode ser levada para delegacia e poderá pagar multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário