segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Competição de cavalos movimentou Teresópolis no fim de semana

Hotéis ficaram lotados; expositores vieram de várias partes do país. Festa fará parte do calendário oficial do município a partir de 2015.


Competidores de toda a região sudeste estiveram na cidade serrana para a copa. (Foto: Marco Esteves)
Criadores de todos os estados da Região Sudeste participaram da I Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada na 1ª Festa do Cavalo, que aconteceu neste final de semana em Vieira, no 3º distrito de Teresópolis, Região Serrana do Rio. Cerca de 200 animais participaram do evento que fará parte do calendário oficial do município. De acordo com a Secretaria de Turismo, a taxa de ocupação na rede hoteleira do interior foi de 100%.

Os cavalos da raça Mangalarga Marchador chamam a atenção pelo porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada. Criador há 15 anos, Márcio Martins, de Pinheiral, sul do estado do Rio, levou três animais para a competição. “Tenho paixão pela raça e há mais de 10 anos participo de provas por todo o Brasil”, comentou ele, pontuando que os animais de competição têm uma rotina de treinamentos, alimentação diferenciada e cuidados especiais com a aparência.
Os campeões da categoria Registrado foram o cavalo Horizonte do Expoente, de Itaperuna, e a égua Renda, de Casemiro de Abreu, tendo como premiação uma moto Honda. No Poeirão (cavalos sem registros), os vencedores foram Castigo da Esperança, de Minas Gerais, que também teve como prêmio uma moto, e a fêmea História, de Duas Barras, cujo dono levou uma televisão.
A Copa foi realizada com a autorização da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMVRJ) esteve presente com a prestação de serviços como a atualização de cadastro dos profissionais, que incluiu emissão de Certificado de Regularidade e da Carteira Profissional.
Leonardo faz show em Teresópolis (Foto: Marcos Esteves)
Leonardo foi uma das atrações da festa.
(Foto: Marcos Esteves)
Segundo o prefeito Arlei Rosa, “a festa foi um sucesso e vai estar na programação da prefeitura para o ano que vem”. Arlei ainda lembrou da exposição dos cavalos Mangalarga que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, e Pampa, entre 1º e 4 de maio, no Parque de Exposições, em Albuquerque. O Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, ressaltou que o segmento é importante como forma de entretenimento e geração de empregos.
A 1ª Festa do Cavalo trouxe a Teresópolis a dupla sertaneja Teodoro & Sampaio e o cantor Leonardo. Exposição e venda de artesanato do Movimento Pró-Artesanato Local fizeram parte da programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário