sábado, 1 de fevereiro de 2014

Brejal, em Petrópolis, é referência em agricultura orgânica



Agricultores, moradores do Brejal, aram a terra para plantações.
Foto: Hudson Pontes
Agricultores, moradores do Brejal, aram a terra para plantações.HUDSON PONTES

PETRÓPOLIS - O ar puro das montanhas é um dos motivos de o local ser considerado, por muitos, um pequeno paraíso rural. Sem falar no verde dos campos que se mistura com a geometria das plantações de flores, ervas e legumes. Localizado na Posse, distrito de Petrópolis, o Brejal é um reduto de chácaras, sítios, fazendas, haras e pousadas que chamam, cada vez mais, a atenção de turistas e apaixonados por agricultura orgânica - uma de suas referências.
Após uma longa estrada asfaltada começa uma via de terra batida. Uma mercearia, instalada num trevo que divide as regiões chamadas de Albertos e a outra de Jurity, identifica a entrada do Brejal. Ali, Manuel de Jesus Carvalho, o Nelinho, de 83 anos, é figura conhecida. Ele é dono do Armazém Cerealista Brejal e vai logo falando.
- O Brejal é rico em agricultura e avicultura. Somos referência no que fazemos - orgulha-se um dos mais antigos moradores da região.
Herdada de seu avô, a mercearia que administra até hoje tem 120 anos. Nelinho lembra com nostalgia o tempo em que o Brejal não tinha progresso.
- Aqui, já tivemos fábricas de tijolos e de doce. Antigamente, era mais precário, mas, hoje, temos luz e telefone. Até o Getúlio Vargas veio conhecer a região - diz o comerciante, que reside, com sua mulher, até hoje no local onde nasceu. Ele tem dois filhos.
Além de referência em agricultura orgânica, o Brejal, que reúne 2.200 habitantes, também é conhecido pela criação de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos. Um exemplo é a granja Raposo, que abate, por mês, cerca de 280 mil frangos.
Há 32 anos trabalhando com orgânicos, Levi Gonçalves de Oliveira, de 55 anos, é um exemplo de que o Brejal é uma referência. Ele participou do Circuito eco-rural Caminhos do Brejal, abrindo suas porteiras para visitação turística.
- É uma satisfação para nós, que fomos os pioneiros na agricultura orgânica no Estado do Rio - diz o agricultor, exibindo com orgulho um casal de quero-quero que fez ninho em uma de suas plantações.
Com uma enxada nas mãos, ele ainda destaca que planta, nas terras do Brejal, tomate, batata doce, inhame, cenoura, beterraba, brócolis americano e comum, vagem e alface (de todos os tipos), além de parreira de chuchu e criações de gado e de galinha.
- Vim para cá aos 17 anos. O Brejal é a minha vida, amo este lugar - diz Levi, que fornece seus produtos para três feiras no Rio que trabalham com orgânicos.
Outro conhecedor do local é o produtor de hortaliças e legumes Paulo Matos, de 50 anos, na região há 14.
- O segredo do Brejal é a beleza exuberante, o ar puro, suas cachoeiras e suas nascentes. Tudo aqui é lindo. Hoje, nessa falta de qualidade de vida, aqui é o paraíso - diz o agricultor, que expõe sua mercadoria no Armazém Orgânico de Itaipava.
Ele ainda destaca que a região está no circuito rural, onde o turista visita as lavouras e plantações, pousadas e restaurantes, cachoeiras, haras e várias outras belezas do local. Interessados em conhecer os segredos do Brejal podem ligar para (24) 2222-4515 e agendar visitas monitoradas.
Único restaurante da região mostra sua boa mesa
Após conhecer as belezas do Brejal, caminhar pelos campos e plantações, não há como evitar, é hora de uma boa refeição. A parada obrigatória é no bar e restaurante Provence, localizado no centro de uma plantação de ervas aromáticas. Entre seus atrativos, na varanda há uma charmosa cozinha campeira com fogão a lenha, forno de pizza e churrasqueira, sem falar em uma adega que conta com vinhos nacionais e estrangeiros.
Conforme Joaquim Nabuco, proprietário do Provence, tanto o bar como o restaurante têm lareiras que são acesas nos dias frios. Ele ainda destaca que o cardápio é farto e consta de uma entrada, de um prato principal, com diversas opções, sobremesa, café ou chá de ervas, pelo valor de R$ 65 (pessoa).
— A nossa inspiração veio da região do sul da França por sua hospitalidade e culinária refinada — ressalta.
Nabuco apresenta quatro pratos que, segundo ele, são destaques no menu. Trata-se de um filé mignon com herbes (mistura de sete ervas) de Provence, com batatinhas novas com cascas douradas com alecrim, creme de abóbora e espinafre; um salmão com aneto com brócolis e creme de abóbora; filé de peito de frango com ervas para aves, batatas em rodelas douradas com salsa e cebolinha, arroz, farofa e brócolis; e a salada Provence, com alface, agrião, azedinha, tomate, cenoura, beterraba, capuchinho e ovos recheados.
O Restaurante Provence fica na Estrada Arnaldo Dyckerhoff 901, no Brejal. Aberto aos sábados, do meio-dia às 17h. Tel.: (24) 2259-3117.
O Circuito Caminhos do Brejal, no qual a Pousada Provence está incluída, oferece uma série de atividades aos visitantes. Vale conferir as sugestões abaixo.
Outras opções de lazer
Haras Massangana:
Estrada dos Albertos s/nº, Posse. Há aulas de equitação, e as baias estão abertas à visitação. Tel.: (24) 2259-2644.
Passeio de jipe:
Uma aventura ecológica em jipes abertos pelos Caminhos do Brejal. Informações pelo telefone (21) 2108-5800 e pelo site .
Trutas do Firmeza:
Estrada do Brejal s/nº, Sítio do Firmeza. O criatório de trutas abre diariamente, das 8h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, funciona também o bar para degustação dos produtos. Informações pelo telefone (24) 2222-1604.



Fonte: O Globo/
RODRIGO BERTOLUCCi

Nenhum comentário:

Postar um comentário