terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Trânsito é tema de capacitação para servidores em Teresópolis

Guardas Municipais e Policiais Militares dos municípios de Teresópolis e  Sumidoro, na Região Serrana do Rio, participaram da palestra "Educação para o Trânsito é um Compromisso de Todos". A capacitação foi feita pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ) na sede da Guarda Municipal em Teresópolis. O objetivo é treinar os profissionais para que sejam disseminadores das informações, especialmente para alunos das redes pública e privada de ensino.
palestra trânsito (Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis)Funcionários públicos foram capacitados pelo Detran. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis)
A chefe do Centro de Pedagogia do Detran, Manoela Morgado, abordou assuntos relacionados à segurança no trânsito, como direção defensiva e estatísticas sobre causas de acidentes. “Devemos nos preocupar com a nossa conduta e também estar alerta ao comportamento dos pedestres e outros motoristas”, pontuou Manoela, citando a pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostra que 90% dos acidentes acontecem por falhas humanas.
A intenção é fazer com que as informações cheguem até as crianças e adolescentes. Desta forma, o secretário de Segurança Pública de Teresópolis, Marcos Antônio da Luz, acredita estar criando um trânsito mais seguro no presente e no futuro. “A conscientização nas unidades escolares já acontece em nossa cidade, mas é fundamental que os nossos funcionários passem por esse aperfeiçoamento”, acrescenta Marcos Antônio. Representantes da secretaria de Educação e do Sindicato dos Servidores Públicos de Teresópolis também assistiram a palestra.
Segundo Manoela Morgado, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que os acidentes de trânsito deixam 100 mil pessoas com deficiência anualmente. A palestrante ressaltou casos de imprudência, como quando os condutores não utilizam cinto ou cadeirinhas para transportar crianças. Outro hábito citado como não recomendado, porém comum, são crianças menores de 10 anos atravessando ruas sem a presença de um adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário