sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Teresópolis, RJ, ganha 2.000 mudas para reflorestar a cidade


Mudas estão guardadas no Horto Municipal (Foto: Jeferson Hermida/Divulgação)Mudas estão guardadas no Horto Municipal (Foto:
Jeferson Hermida/Divulgação)
Desde o ano passado, Teresópolis, Região Serrana do Rio, vem intensificando as ações de reflorestamento no município, priorizando a recomposição da faixa marginal de proteção dos rios, na cidade e no interior. Esta semana, a iniciativa ganhou o reforço da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), que doou duas mil mudas nativas da Mata Atlântica. Desse total, mil mudas foram encaminhadas para a sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na localidade de Santa Rita, no 2º Distrito. As mil restantes foram recebidas nesta quarta-feira (8) e estão armazenadas no Horto Municipal, no bairro Quarenta Casas.
“Nosso objetivo é plantar cinco mil mudas nas margens dos rios este ano, em parceria com a Cedae. Dessas duas mil mudas doadas pela empresa estadual, metade será usada na recomposição da mata ciliar no interior. O restante vai repor trechos na beira do Rio Paquequer entre os bairros do Alto, Beira Linha e Fátima, região que já foi reflorestada, mas que necessita de reposição”, explicou André de Mello, secretário de Meio Ambiente.
Entre os meses de setembro e outubro do ano passado, foi reflorestado um trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão na margem do Rio Paquequer, no terreno onde está instalada a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na Rua Fritz Weber, na Várzea. A área recebeu o plantio de 750 mudas em diferentes estágios de regeneração. A ação cumpriu um acordo firmado com o Ministério Público Estadual com o objetivo de formar um cinturão verde na área do terreno da antiga fábrica de tecidos Sudamtex até a encosta do bairro Fazendinha.
“Existe um projeto para a implantação de um viveiro de mudas na sede do Parque Municipal, em Santa Rita, em parceria entre a prefeitura, através da cessão de espaço, e a UFRJ, responsável por toda a estrutura. Esse projeto já foi apresentado ao Ministério Público e aguarda a liberação de recursos do Governo Federal”, informou André.
Mata ciliar 
O reflorestamento está recompondo a mata ciliar, formação vegetal nativa que fica às margens do rio e que é considerada área de preservação permanente pelo código florestal federal. Ela serve de proteção dos cursos d’água, reduz a erosão das margens e o assoreamento dos rios, bem como a força da água.

Além disso, forma corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade, fornecendo alimento e abrigo para a fauna, constituindo barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças na agricultura. Durante o seu crescimento, a mata ciliar absorve e fixa dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.
Fonte;G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário