segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Taxistas e restaurantes se preparam para a Copa em Teresópolis

Seleção Brasileira ficará hospedada na Granja Comary, em Teresópolis. Comissão avalia melhorias para receber turistas e visitantes.

4.500 mudas de hortênsia foram plantadas na cidade (Foto: Delcio Stanizio/InterTV)4.500 mudas de hortênsia já foram plantadas na
cidade (Foto: Delcio Stanizio/InterTV)
Foi realizada nesta segunda-feira (13) a reunião semanal da comissão organizadora dos assuntos relacionados à preparação de Teresópolis, Região Serrana do Rio, para a Copa do Mundo que acontece em junho deste ano. Criado no ano passado e formado por representantes do poder público e da iniciativa privada, o grupo de trabalho prepara a cidade para atender a demanda turística que aumentará durante o mundial. A reforma de pontos de ônibus e do pórtico na entrada da cidade, além de banheiros públicos nos bairros Alto e Centro, foram os destaques da reunião. Também é prevista a produção de material de divulgação com o slogan “Teresópolis, casa da Seleção Brasileira”.
Entre os principais temas abordados, está a remodelação de seis pontos de ônibus no trecho entre o Soberbo e a Praça Nilo Peçanha, no Alto, a reforma de banheiros públicos do Centro de Informações Turísticas, no Soberbo, e das praças Higino da Silveira – no Alto, Baltasar da Silveira e Olímpica Luís de Camões – na Várzea, além da rodoviária no Centro. A revitalização do pórtico de entrada da cidade com a colocação das bandeiras dos países que vão disputar a Copa do Mundo também foi discutida.As ações estão sendo formatadas dentro de um planejamento, com levantamento de custos e entrega de orçamentos prevista para a próxima reunião, marcada para segunda-feira (20). De acordo com o vice-prefeito Márcio Catão, estão sendo buscadas parcerias com a iniciativa privada a fim de auxiliar o poder público na execução das intervenções.
“Inclusive, estive recentemente com o diretor regional do banco Itaú, acompanhado do secretário de Fazenda, Geraldo Carvalho, na busca de parceria para outros dois importantes projetos da secretaria de Turismo. São eles a revitalização do Lago Iacy, atrativo localizado no bairro Granja Guarani e a renovação da sinalização turística da cidade”, revelou Catão, acrescentando que novo contato será feito nos próximos dias para dar continuidade às conversações e apresentar detalhadamente os dois projetos.
Outro assunto debatido durante a reunião foi a sensibilização dos empresários do ramo de gastronomia, visando a adoção de cardápios bilíngues pelos restaurantes da cidade, iniciativa coordenada pelo Teresópolis Convention & Visitors Bureau.  Também foi sugerida a padronização dos táxis da cidade, a fim de facilitar a  identificação pelos turistas. A preparação dos taxistas com cursos de inglês, para a rápida comunicação com os visitantes estrangeiros e a adoção do aplicativo Taxibeat, serviço que conecta passageiros e taxistas através de smartphone  ou tablet, serão tema de encontro entre a comissão, a secretaria de Segurança e o Sindicato dos Taxistas de Teresópolis.
Durante a reunião, o secretário de Turismo, Henrique Carregal, informou que avalia, junto com o 30º Batalhão da Polícia Militar a cessão de espaço na sede da secretaria, localizada no Soberbo, para que a PM monte uma base fixa de operação no local, a fim de intensificar a segurança na região. Carregal informou ainda que a secretaria está providenciando mapas bilíngues da cidade, com a localização dos principais atrativos turísticos que serão distribuídos aos turistas estrangeiros, facilitando a circulação por Teresópolis.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário