terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Nova Friburgo inicia curso de qualificação para taxistas da cidade

Em parceria com o setor de trânsito da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, o Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Nova Friburgo - região serrana fluminense - iniciou o curso de qualificação para taxistas da cidade, em acordo com a Lei 12.468 de agosto de 2011, que determina que a classe seja preparada, já que são profissionais no transporte particular para condução de passageiros. O certificado será exigido a partir da próxima vistoria, que deve ocorrer em meados de 2014 no município.

“O curso está acontecendo em função da obrigatoriedade do cumprimento da lei. O órgão municipal de trânsito tem que cobrar, na vistoria anual, e ele já avisou que vai pedir a participação no curso. Em junho do ano passado nós começamos a formatar isso e apresentamos ao órgão municipal. Esse curso já está desenvolvido e está sendo aplicado. Hoje, iniciamos a primeira turma: o curso tem 28 horas e realmente atende a lei que criou a categoria dos taxistas e já determinou as matérias que deveriam ser apresentadas”, explicou o gerente do Sest/Senat - Nova Friburgo, Eduardo Brito.
 
As matérias determinadas por lei que serão abordadas são: manutenção do veículo; legislação a respeito da maneira de dirigir e quanto da maneira do taxista; meio ambiente e cidadania; direção preventiva; primeiros socorros e qualidade na prestação de serviços por taxistas.
 
As turmas estão sendo feita em dias alternados: segunda, quarta e sexta pela manhã. A próxima turma começa no dia 20 e deve ser, também, em dias alternados, só que na parte da tarde. A ideia é abrir o leque de opções para que todos possam participar. Até o carnaval devem ser formadas cinco turmas, atendendo cerca de 150 taxistas. Devem ocorrer turmas também aos sábados e, ainda sem previsão, mas dependendo da procura, podem ser abertas turmas aos domingos.
 
De acordo com o Secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Coronel Hudson de Aguiar Miranda, o objetivo é apenas qualificar, e não prejudicar os taxistas. Com isso, as vistorias devem ser iniciadas mais tarde em 2014 para que todos os 273 profissionais e seus auxiliares possam ser capacitados de acordo com a nova lei.
 
“Quando chegar mais à frente, já que a ideia é esperar cumprir o calendário que o Sest/Senat está fazendo e ver também as datas para seguir a tabela do Detran, iremos jogar mais para o meado do ano as vitorias. Lá, eles terão de apresentar o certificado de conclusão do curso de acordo com o que exige a lei sancionada em 2011. Se não apresentarem o certificado, terão dificuldades de exercer a profissão”, revelou o secretário Cel. Hudson de Aguiar, que fez questão de ressaltar a importância dessa capacitação por parte dos taxistas.
 
Para fazer o curso de qualificação, o condutor deve ser taxista e possuir a autorização permissionária ou de auxiliar que ele recebe do órgão de trânsito municipal, apresentar uma cópia da carteira de motorista e um comprovante de residência para se cadastrar na sede do Sest/Senat, na Avenida Governador Roberto Silveira, 3680, Prado, no posto de gasolina ao lado do Colégio Municipal Rui Barbosa. Os taxistas podem, também, entrar em contato pelo mailt:email%3Anovafriburgo.rj@sestsenat.org.br ou pelo telefone (22) 2527-0028, de 12h30 às 21h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário