segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MEC descredencia duas universidades do Rio de Janeiro

Alunos da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, mantidas pelo grupo Galileo Educacional, serão transferidos para outras instituições

UNIVERSIDADE PÚBLICA, setor em que o Brasil gasta muito mais do que os países avançados mas colhe os frutos mais pífios
O MEC descredenciou duas universidades do Rio de Janeiro mantidas pelo grupo Galileo Educacional (Manoel Marques)
O Ministério da Educação (MEC) descredenciou, nesta segunda-feira, a Universidade Gama Filho (UGF) e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), ambas com sede no Rio de Janeiro. As instituições, mantidas pelo grupo Galileo Educacional, foram fechadas pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) pela baixa qualidade acadêmica e pelo grave comprometimento da situação econômica da mantenedora.
De acordo com um comunicado divulgado pelo MEC, as instituições também apresentam crescente precarização da oferta da educação superior e não apresentaram um plano para superar o problema. A decisão deverá ser publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

Em 2013, o MEC já havia suspendido o vestibular das duas instituições em duas ocasiões. Em agosto, o grupo foi notificado após um período de paralisação das atividades causado pela falta pagamentos de professores e funcionários. Diante da situação, a mantenedora assinou um termo de saneamento de deficiências (TSDs). Porém, em dezembro, as instituições tiveram novamente os vestibulares suspensos por terem descumprido o acordo.

Em até cinco dias, a Seres vai divulgar um edital convocando outras entidades de ensino superior do Rio de Janeiro que tenham interesse em receber os alunos das duas instituições para dar início a um processo de transferência assistida. Juntas, elas possuem 76 cursos - o MEC não informa a quantidade total de alunos.

Em nota, o grupo Galileo afirmou que “mesmo diante das dificuldades pelas quais vem passando, busca sob todas as formas a recuperação das instituições”. Ainda segundo a empresa, os cursos não serão encerrados e “logo estarão com suas atividades normalizadas”. 

Fonte : Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário