sábado, 25 de janeiro de 2014

Beltrame anuncia UPPs em São Gonçalo, em Niterói e na Baixada

BELTRA
O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou,  que as próximas regiões a receber Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) serão (quatro ou cinco) municípios da Baixada Fluminense, sem citar quais, e São Gonçalo, na Região Metropolitana.
“Vamos iniciar hoje uma série de medidas como esta. Vamos para Baixada, Niterói. Chegou o momento da Baixada e São Gonçalo serem contemplados com estas ações”, afirmou Beltrame.
O anúncio foi feito durante inauguração da Companhia Destacada na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde moradores vinham reclamando do aumento da violência desde o ano passado.
De acordo com Beltrame, as novas UPPs devem ser instaladas até o final do primeiro semestre deste ano, quando será realizada a Copa do Mundo de 2014, cuja final está marcada para acontecer no estádio do Maracanã.
UPP da Maré é adiada
Diante da mudança no cronograma de instalação de UPPs, a ocupação do Conjunto de Favelas da Maré – que seria a próxima região a ser contemplada pelo projeto – ficará para depois. Beltrame não informou, no entanto, quando isso acontecerá.
Em entrevista exclusiva ao G1, em dezembro do ano passado, Beltrame disse que o Conjunto de Favelas da Maré seria uma das próximas regiões a receber UPPs e afirmou que previa resistência por parte do tráfico de drogas no local.
Além da Praça Seca, na Zona Oeste, o secretário anunciou que o próximo bairro a receber uma Companhia Destacada da PM será a Pavuna, na Zona Norte. A ação está programada para os próximos dias.
Sobre a saída da chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, que deixará o cargo para se candidatar às eleições deste ano, o secretário afirmou que ainda não foi escolhido substituto para o cargo.
Companhia da PM na Praça Seca
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizou uma operação para combater o tráfico de drogas na comunidade São José Operário.
Ao todo, 60 policiais vão atuar na Companhia Destacada da PM, que vai funcionar em um imóvel na Praça Seca. A maior parte desse agentes tem experiência de atuação em Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), comandados pelo capitão Marcio Moura Bernardo Gonçalves.
Sobre a inauguração, Beltrame disse que “vem acompanhando os índices de criminalidade na região e no estado inteiro”. “A gente acredita que com a presença da polícia aqui a gente consiga passar tranquilidade para a população”, disse o secretário.
Quem mora por ali relata tiroteios constantes e conta que a situação se agravou após a inauguração da UPP do Lins de Vasconcelos, no Subúrbio, em outubro do ano passado. Segundo moradores, criminosos das comunidades ocupadas fugiram para os morros São José Operário, Chacrinha e Bateau Mouche.
Além disso, traficantes disputam com milicianos o controle dessas comunidades. Desde então, o Bope tem feito várias ações na área, para evitar invasões de facções rivais no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário