sábado, 28 de dezembro de 2013

Parto: Família denuncia omissão de socorro no HCT

Gestante passa por três hospitais até conseguir atendimento… Mas em Piabetá, na Baixada Fluminense


Em pleno dia de Natal, uma família da localidade do Imbiú, no Terceiro Distrito, teve grandes dificuldades para conseguir realizar um parto. O caso foi registrado no setor de plantão da 110ª Delegacia de Polícia como omissão de socorro depois que a gestante passou pelo Hospital das Clínicas, Beneficência Portuguesa e um hospital em Guapimirim até chegar a Piabetá, no sexto distrito de Magé, na Baixada Fluminense, onde a criança, que deveria ser teresopolitana, nasceu. A grave situação, que poderia ter gerado complicações no nascimento do bebê, se tornou mais um capítulo triste na história da prestação desse tipo de serviço em Teresópolis. O problema já foi motivo de diversas reportagens feitas pelo jornal O DIÁRIO, que nos últimos meses acompanhou a discussão entre município e hospitais para a realização de partos pelo Sistema Único de Saúde.

Direção da Beneficência Portuguesa informou que plantonista faltou sem avisar, não havendo tempo para substituí-lo
Direção da Beneficência Portuguesa informou que plantonista faltou sem avisar, não havendo tempo para substituí-lo

Sem médico

De acordo com o registro policial, o industriário Verceli Claudio Rodrigues chegou ao Hospital das Clínicas por volta das 8h desta quarta-feira, acompanhado da esposa – Rose Ribeiro, de 26 anos – grávida de oito meses e já em trabalho de parto. No local, porém, foram informados que não havia obstetra de plantão e que poderiam ir para a Beneficência Portuguesa. Ainda segundo o que será investigado pela Polícia Civil, no bairro da Ermitage o casal ouviu que também não havia plantonista no setor e que teriam que voltar ao Hospital das Clínicas. No HCT, mais uma orientação inadequada para o momento, visto que o bebê estava prestes a nascer, a de procurar um hospital em Guapimirim. Nesse momento, o industriário informa que acionou uma viatura da Polícia Militar e uma ambulância do SAMU, para registrar o caso de omissão de socorro e encaminhar sua esposa para fora do município, respectivamente. Porém, ao chegar à Guapimirim, mais uma decepção. No final das contas, a gestante terminou no Hospital de Piabetá, onde conseguiu o atendimento médico.
Até o fechamento desta edição, a direção do Hospital das Clínicas não se pronunciou em relação ao assunto. Na tarde desta quinta-feira, a Beneficência Portuguesa informou à reportagem de O DIÁRIO que o obstetra que estava escalado para o dia faltou sem avisar e que não foi possível substituí-lo a tempo para o atendimento. Confira a matéria completa em nossa edição impressa.
Apesar de hospital referência na cidade, HCT teria encaminhado gestante para atendimento fora de Teresópolis

Apesar de hospital referência na cidade, HCT teria encaminhado gestante 
Fonte : O Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário