domingo, 15 de dezembro de 2013

49% das ações planejadas para Magé já saíram do papel

Mauá
Magé está entre os 14 municípios que integram a iniciativa Agenda 21 Comperj e por meio da Agenda 21 Local tenta transformar a realidade da comunidade. O documento, elaborado por representantes dos quatro setores sociais, foi lançado em 2011 e este ano passou por seu primeiro acompanhamento do fluxo das ações.
O resultado apresentado indica pontos fortes e também críticos, que irão auxiliar o grupo na priorização de suas próximas ações. Ao todo, o PLDS de Magé tem 7% de suas ações concluídas e mais 32% de ações encaminhas, ou seja, já iniciadas ou em andamento. Os destaques positivos são as propostas que fazem partes das Ordens Física e Econômica. No entanto, precisam focar nas ações da Ordem Ambiental, que obteve o menor índice de ações concluídas na média geral.
ordem-ambiental-biodiversidade_1
Ordem Ambiental
Em Magé é possível encontrar a única área de restinga da Baía de Guanabara. E de acordo com dados da Fundação SOS Mata Atlântica (2009), o município apresenta 35% do seu território cobertos por Mata Atlântica intacta. Por essas e outras importantes características naturais da região, esta é uma Ordem que merece atenção. Os destaque positivos estão nos temas Recursos Hídricos e Naturais, onde o primeiro apresenta 80% de suas ações encaminhadas. Já os Recursos Naturais mostram que 8% das ações foram concluídas e mais 63% estão encaminhadas.
O tema Mudanças Climáticas traz índices negativos e que devem ser priorizados, com 47% de ações sem quaisquer intervenções.
ORDEM FÍSICA-vista-guapimirim
Ordem Física
Ordem que engloba os temas Habitação, Saneamento, Mobilidade e Transporte e Segurança, foi a que mais indicadores satisfatórios apresentou. Os principais destaques são Segurança, com 14% concluídos, 43% iniciados e os 43% restantes já em andamento; e Habitação, com 28% de ações concluídas e 44% já encaminhadas, que englobam ações iniciadas e em andamento.
Ordem Social
Se na Ordem Física a maioria dos temas apresentaram índices positivos, o mesmo não se pode dizer sobre esta Ordem. No âmbito Social, Magé apresenta muitos indicadores negativos, sendo os mais críticos os temas Educação e Cultura, com 60% e 55%, respectivamente, de ações sem nenhuma intervenção. E em Educação Ambiental, Saúde e Grupos Principais, pelo menos metade das ações ainda não saíram do papel.
Os resultados positivos ficam por conta dos temas Padrões de Consumo, com 45% de ações iniciadas e 33% em andamento; e Esporte e Lazer, com 50% iniciadas e 25% em andamento.
Ordem Econômica
Composta pelos temas Geração de Trabalho e Renda e Inclusão Social, Agricultura e Pesca, Indústria e Comércio, Turismo e Geração de Resíduos, de maneira geral, os indicadores desta Ordem são positivos. Os melhores números estão presentes nos temas Geração de Emprego e Renda e Inclusão Social, com 60% das ações iniciadas e 20% já em andamento; e em Agricultura e Pesca, que apresenta 18% de suas ações concluídas e outros 31% em andamento.
O problema do lixo em Magé não é novidade para ninguém. A necessidade de um aterro sanitário no município já é um reivindicação antiga de toda a população, e que, recentemente, conseguiu impedir através da Justiça, a instalação de um lixão em uma Área de Preservação Ambiental (APA). Toda essa problemática se traduz no números apresentados no tema Geração de Resíduos, que 83% das ações planejadas ainda não tiveram nenhuma intervenção.
A Ordem engloba ações voltadas à Ciência e Tecnologia, Recursos Financeiros, Mobilização e Comunicação e Gestão Ambiental e apresenta bons resultados. Os destaques deste grupo são as ações destinadas à Mobilização e Comunicação e aos Recursos Financeiros, este último com 70% de ações já encaminhadas. Vale destacar também o tema Gestão Ambiental, que foi o único a apresentar ações concluídas, que somam 9%.
Este acompanhamento é um reflexo das ações realizadas pelos Fóruns Locais em conjunto com o governo local e demais instituições. É importante destacar que a responsabilidade pelo comprimento das ações é de toda a população, que pode ajudar apontar os caminhos para a realização das propostas, elaboradas por eles mesmos.
Pensar em ações governamentais unidas à gestão ambiental, em ações sociais que conduzam ao desenvolvimento sustentável local e também no fortalecimento do Fórum da Agenda 21 Local são propostas que vêm sendo realizadas de forma eficaz. O que se busca é integrar todas as ações em benefício da comunidade de Magé, que constitui a Agenda 21 Local e, por meio do Fórum Local, tenta implantá-las para melhorar a qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário