quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Teresópolis e Nova Friburgo, RJ, ampliam unidades de pesquisa

Iniciativa estimula adoção de tecnologias de manejo sustentável.Três novas Unidades de Pesquisa Participativa (UPPs) foram implantadas.



Nesta propriedade, produção beneficia 22 famílias (Foto: Secom Agricultura/Divulgação)Nesta propriedade, produção beneficia 22 famílias
(Foto: Secom Agricultura/Divulgação)
A Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) e o programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, implantaram mais três Unidades de Pesquisa Participativa (UPPs) na Serra Fluminense. A iniciativa é um dos resultados da Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas da Região Serrana, fórum que reúne instituições públicas de pesquisa e extensão rural, universidades e associações de produtores. A ideia é criar um espaço favorável às interações, parcerias e experimentações no setor agropecuário.
Em Teresópolis, por exemplo,  a microbacia do Rio Vieira foi contemplada com uma unidade sobre o biofertilizante Agrobio, um defensivo agrícola alternativo, preparado a partir de substâncias não prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, destinado ao controle fitossanitário.
Instalado na propriedade de João Nilton Gallo, que produz hortaliças folhosas, o experimento vai beneficiar diretamente 22 famílias associadas à Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Rio Vieira (CoopVieira).
“Nossa proposta é oferecer um alimento mais saudável aos nossos clientes. Acredito que os resultados desta unidade de pesquisa vão estimular outros agricultores a adotarem práticas agroecológicas”, disse João que produz, em média, 1,2 mil caixas de alface mensalmente.
A microbacia Rio das Bengalas, também em Teresópolis, recebeu uma UPP de caldas de preparo caseiro. Em Nova Friburgo, a microbacia Salinas/Santa Cruz ganhou uma sede de pesquisa sobre indicadores de produção e comercialização na agricultura orgânica. Instalada na localidade Três Picos, a unidade vai acompanhar o desempenho de três famílias de agricultores.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário