sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Projeto em Teresópolis troca anéis de latas por cadeiras de rodas


Estudantes do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Teresópolis dão lições de responsabilidade social e sustentabilidade numa iniciativa que vai além da teoria assimilada dentro da sala de aula. O projeto EJA Solidária, lançado em abril, consiste no recolhimento de anéis de latas de refrigerantes para serem trocados por cadeiras de roda, que são doadas para pessoas que necessitem.
A coordenadora do EJA na cidade, Ana Paula Coutinho, explica que, para conseguir a doação de uma cadeira, é preciso juntar aproximadamente 80 quilos de alumínio, o correspondente a 140 garrafas PETs cheias de anéis de latinhas. O material é enviado à Frato Ferramentas, empresa que desenvolve o projeto social e já distribuiu mais de 800 cadeiras em cinco anos.
— No começo, muita gente não acreditava. Achava que isso era lenda. Mas o que começou como um trabalho entre os alunos, hoje é um projeto que envolve toda a comunidade. Recebemos doações de todas as partes. Inclusive, vários donos de restaurantes já adquiriram o costume de recolher os anéis antes de jogar as latas fora — afirma Ana.
Em setembro, os estudantes receberam a primeira cadeira fruto do recolhimento dos anéis. A repercussão do projeto foi tamanha que, em julho, uma outra cadeira foi doada graças a recolhimento de alumínio fora do projeto.
— Já temos 80 garrafas PETs cheias de anéis, o que corresponde a 63,698 quilos. Acredito que, até o final de novembro, conseguiremos mais uma cadeira — afirma a coordenadora.
Os interessados em contribuir com o projeto podem fazer as doações do material em qualquer unidade do EJA na cidade.


Fonte: O Globo
Por Gabriel Menezes


Nenhum comentário:

Postar um comentário