quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Prefeitos do Conleste se reúnem em Teresópolis

Deputado André Correa também falou de assuntos relacionados ao Conleste. (Foto: Jeferson Hermida)
Foi realizada em Teresópolis  assembléia geral extraordinária do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense). Em pauta, a apresentação do convênio Petrobras/AD-Rio/Conleste para o fortalecimento institucional do consórcio na gestão de projetos estratégicos.

“O Conleste hoje é formado por 15 municípios, o que nos dá mais força para buscar recursos e apresentar projetos junto aos governos Federal e Estadual, assim como à Petrobrás, como aconteceu hoje. Hoje é muito importante para Teresópolis fazer parte do Conleste e conquistar esses recursos, gerando mais crescimento para o município”, afirmou Arlei Rosa, prefeito de Teresópolis e vice-presidente do Conleste.

O encontro se deu para tratar de um acordo de cooperação em que a AD-Rio (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro) se compromete a auxiliar os municípios da área de influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) a elaborar projetos estruturantes com vistas à captação de recursos, junto ao Governo Federal, para a sua execução.
“Nós tratamos hoje de um assunto estrutural para o Conleste. Para esses 15 municípios que sofrem uma influencia direta do Comperj há uma necessidade de uma carteira de projetos grandes pra estruturar transporte, saúde, educação e diversos itens além do ambiental. E pra isso precisamos de um consorcio dos municípios fortes capazes de produzir projetos, acompanhar e implementá-los, e é sobre isso que tratamos aqui: um convenio onde a Petrobrás vai estar portando recursos para que esse consórcio se fortaleça .” explicou Luiz Firmino, subsecretário estadual de Ambiente.
Durante a reunião, o acordo de cooperação apresentado pelos representantes da Petrobrás foi aprovado por todos os presentes.
“Foi feito um convênio com a Petrobrás visando o fortalecimento do Conleste, dando toda uma estrutura ao Consórcio para gerar um núcleo de qualificação de pessoal  para elaboração de projetos, visando levar esses projetos à Brasília, para que possamos receber todos os benefícios que a União tem para nos oferecer”, ressaltou Helil Cardozo, prefeito de Itaboraí e presidente do Conleste.
A reunião de trabalho foi coordenada pelo presidente do Conleste e prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, acompanhado pelo prefeito Arlei, de Teresópolis, que é vice-presidente do Consórcio Intermunicipal. Também participaram da assembléia o diretor geral Álvaro Adolpho e os prefeitos de Guapimirim, Tanguá, Nova Friburgo e Rio Bonito, bem como os representantes dos municípios de Magé e Araruama.
“O comperj é o maior investimento em curso no Brasil. Ele é fundamental para o país, do ponto de vista da nossa auto-suficiência, na área de combustíveis, refinaria e petroquímica. E investimentos desse porte fazem crescer muito as cidades. A importância do Conlest é justamente coordenar esses esforços, na área de meio ambiente, saneamento, qualificação profissional. A cada dia que passa o Conlest se torna mais forte”, disse o deputado estadual André Correa.
“Traz força para Teresópolis participar do Conleste. Hoje eles se reuniram em Teresópolis, juntos com representantes da secretaria estadual de Ambiente e representantes da Petrobrás, discutindo projetos futuros de implementação do comperj, que trará muitos recursos para o município”, comentou o vereador Maurício Lopes, presidente da Câmara.
A assembléia geral extraordinária do Conleste contou também com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Tentente-coronel André de Mello, do subsecretario municipal do Meio Ambiente, Leandro Coutinho, e dos vereadores Luciano Ferreira, Da Ponte e Dr. Carlão.
O consórcio
O Conleste – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense – é uma associação de municípios criada para obter contrapartidas da Petrobras para a região, por conta da implantação do Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
Reúne os municípios de Itaboraí, Araruama, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.
Em articulação, os municípios definem as principais demandas da região, priorizando as áreas de saneamento básico, habitação, saúde, transporte, mobilidade urbana, meio ambiente, segurança, educação, turismo e recursos hídricos. As reivindicações são listadas por especialistas nos grupos de trabalho de cada município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário