quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Muito além da Feirinha do Alto

Artesãs se reúnem na Praça Baltazar da Silveira, em Teresópolis, buscando reconhecimento do público local e de visitantes

- Entre as atrações de Teresópolis, a feira de artesanato do Alto é quase uma parada obrigatória. Porém, engana-se quem pensa que é a única feira por lá. A Praça Baltazar da Silveira, na Várzea, há quatro anos foi o local escolhido por artesãs que buscam espaço alternativo para mostrar os seus trabalhos a moradores e visitantes da Serra.
— A feira do Alto está superlotada, e pessoas talentosas não faltam por aqui. É essencial termos onde mostrar o que produzimos, mas muitos ainda não sabem que estamos por aqui, inclusive os teresopolitanos — afirma Ronei Cunha, há seis meses expondo no local.
Ronei, que produz bolsas e mobília com material reciclado, destaca que os requisitos que todas as artesãs tiveram de cumprir para integrar o time da feira são apenas dois:
— Comprometimento e ser mulher. A feira é exclusivamente feminina e é preciso assumir a responsabilidade de estar aqui nos dias e horário propostos com a sua produção, integralmente artesanal, é claro — explica Ronei, destacando que o evento é uma inciativa da Secretaria municipal dos Direitos da Mulher.
Maria Medeiros, uma das integrantes mais antigas da feira, conta como tudo começou:
— O início foi em uma feira anual da secretaria, na Praça Olímpica. Mas, lá, quando chovia, as atividades tinham que ser canceladas. Então, nos mudamos para cá e vem dando certo — afirma Maria, que acredita ser ainda necessário mais divulgação para a feira “estourar”.

Fonte: AMANDA MOURA/ O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário