quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Guias de turismo reclamam da falta de área de estacionamento de ônibus

 Foto: Alexandre Carius
Os guias de turismo da cidade estão preocupados com a falta de vagas para os ônibus de excursão. Eles disseram que chegam a receber 30 ônibus por dia e que existem apenas 8 vagas na Praça 14 Bis, sendo que o veículo só pode ficar parado no local por uma hora; 6 vagas na Catedral, 6 na Roberto da Silveira e, tanto no Museu Imperial quanto no Palácio de Cristal, só é permitido parar para embarque e desembarque dos passageiros. Ontem, os ônibus que tentaram parar em frente ao museu pela manhã tiveram que procurar alternativas, pois um veículo da empresa Petro Ita  e outro  com placa do Rio de Janeiro estavam estacionados no local. 

Segundo o guia André Luís do Amaral, a preocupação é com o feriado do dia 15, quando a cidade deve receber um número maior de turistas. “Temos a previsão de receber mais de 15 ônibus de turismo no sábado, e como vamos atendê-los se não temos nem lugar para estacionar?”, indagou. O guia afirmou que falta fiscalização e que a situação está muito complicada para o setor.  
Já Pedro Soares, que também trabalha como guia de turismo, ressaltou que aquela é uma área de embarque e desembarque mas que não é respeitada nem mesmo pelas empresas petropolitanas. “Como vamos desembarcar os turistas, que muitas vezes são crianças ou idosos, no meio da rua? Sem contar que, se fizermos isso, vamos ocasionar um gargalo no trânsito”, destacou. Pedro disse que a classe já procurou ajuda da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), que alegou que quem deve fiscalizar esses estacionamentos é a Guarda Municipal, que, por sua vez, alega que não tem efetivo e que este é um problema da CPTrans. “Eles ficam jogando um para o outro e nós não sabemos mais a quem recorrer”, comentou.
Pedro acrescentou que outro problema no local é com relação às linhas executivas que utilizam o ponto de ônibus de turismo para embarque de passageiros. “Ali não é ponto de linha urbana. Tem que ter fiscalização porque esta situação é ruim para os turistas e para os petropolitanos, que são obrigados a esperar o ônibus no meio da rua”, ressaltou. 
A diretora de turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Evany Noel, assegurou que está tomando todas as providências necessárias para ajustar as condutas com relação ao turismo na cidade. “Já pedi um reforço e apoio dos guardas civis junto aos pontos turísticos do município. Já aconteceram 3 reuniões para discutir uma série de questões como embarque e desembarque e estacionamentos. Estamos totalmente envolvidos e preocupados com esta situação, pois queremos atender os turistas da melhor maneira possível”, finalizou.
Em nota, a CPTrans informou que o espaço em frente ao Museu Imperial é reservado para embarque e desembarque dos passageiros oriundos dos ônibus de turismo e não para estacionamento. A companhia destacou que irá intensificar a fiscalização no local, para evitar que os veículos estacionem de forma irregular.
Sobre o embarque dos passageiros das linhas executivas, a CPTrans reforçou que o ponto não é de parada desses veículos e que está sendo feito um levantamento para avaliar a possibilidade de instalação de um ponto próximo ao local, para esta finalidade. 

Fonte:Aline Rickly/ Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário