sábado, 9 de novembro de 2013

Fórum inaugurado em Teresópolis

Presidente do TJ-RJ, Desembagadora Leila Mariano, discursa observada
pelas demais autoridades presentes

Inaugurado na manhã desta sexta-feira, 8, o novo prédio do Fórum Juiz Ivo de Carvalho Werneck, da Comarca de Teresópolis, já estará atendendo a população na próxima segunda-feira. A solenidade de inauguração reuniu a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Leila Mariano, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva, o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, presidente do TJRJ no período 2011-2013, além de juízes, advogados, servidores da Justiça e convidados. O prefeito Arlei Rosa, secretários municipais e os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Dr. Antonio Francisco, Dr. Carlão, Dedê da Barra, Fábio Filé e Da Ponte representaram as autoridades do Executivo e do Legislativo. 
Questionada quando de seu início, o Fórum fica pronto com um investimento em torno de R$ 40 milhões
 e executada entre fevereiro de 2012 e novembro de 2013 pela empresa Delta, contratada através de licitação pelo Tribunal de Justiça, a obra tem área total de 12.059,90m² e conta com cinco andares. O prédio possui teto verde, água com sistema de aquecimento solar, automação predial, acessibilidade e sistema de reutilização de águas pluviais. E é previsto que reúna, em um só lugar, todos os órgãos da Justiça estadual, facilitando o acesso da população ao exercício de seus direitos fundamentais.


As novas instalações foram construídas em espaço da Praça Governador Portela que foi desafetado e cedido em junho de 2011, através de projeto de lei do Executivo Municipal, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Em contrapartida, de acordo com termo de cessão publicado no Diário de Justiça do Estado, os antigos prédios onde funcionava o Fórum, na Avenida Lúcio Meira, no Centro, será cedido à Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, até o fim de novembro o imóvel será disponibilizado pelo Tribunal de Justiça para a Prefeitura, quando será feito um levantamento de toda a área disponível. A ideia do Executivo Municipal é instalar no local, prioritariamente, algumas das secretarias municipais que funcionam em imóveis alugados, o que vai gerar grande economia para os cofres públicos.

Com informações da Ascom PMT  - Fotos: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário