terça-feira, 19 de novembro de 2013

Alerta contra excesso de prescrição de antibiótico a crianças

Remédio só é útil se infecção for por bactérias, e não por vírus

A Academia Americana de Pediatria (AAP) fez um alerta para o uso controlado de antibióticos em crianças. Pediatras devem avaliar cuidadosamente pacientes com infecções de ouvido, garganta e coriza antes da prescrição. Segundo o órgão, o remédio é útil apenas em episódios causados por bactérias, e não por vírus.
De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, pelo menos 2 milhões de americanos são infectados com bactérias resistentes a antibióticos e 23 mil morrem como resultado disto. Usar o medicamento sem necessidade, como no caso de resfriados, contribuiu para essa resistência. Além disso, antibióticos podem causar diarreia e também alergias.
Marcos Junqueira do Lago, do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e professor da Uerj, afirma que 70% das infecções em crianças afetam garganta e ouvido, como amigdalite. Dessas, 90% são provocadas por vírus e não precisam de antibiótico. O desafio, segundo ele, é identificar cada caso.
“O médico precisa de tempo para examinar a criança e acompanhar o desenvolvimento dela ao longo dos dias”, disse.

Fonte:Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário