quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Secretaria de Educação de Magé lança Programa de combate à evasão e repetência escolar


“Esse é apenas um pequeno passo para mudar a concepção de civilidade do município de Magé. 

ed6
A Secretaria de Educação lançou na manhã desta segunda-feira (30), com a presença do prefeito Nestor Vidal, o Programa de Combate à Evasão e Repetência Escolar, na sede do Magé Tênis Clube. O objetivo é oferecer um acompanhamento mais efetivo quanto à aprovação, frequência e permanência dos estudantes nas escolas.
“Esse é apenas um pequeno passo para mudar a concepção de civilidade do município de Magé. E o vetor de transformação é a educação. Magé ficou carente por muito tempo de um olhar concreto para a vida escolar do aluno, a qualidade da merenda, a entrega do uniforme, o lazer, a cultura e a capacitação dos profissionais que trabalham diretamente com o desenvolvimento da educação. Outro ponto a ser lembrado é que a educação não pode funcionar como uma plataforma política, não devemos nunca politizar o setor como foi feito por anos no município. Fomos agredidos com essa ação, pagamos um preço muito alto hoje por conta disso. Temos é que preparar a juventude para o futuro, não adianta apenas mudar os atores políticos, temos que estruturar a sociedade por meio da educação”, afirmou o prefeito Nestor Vidal.
ed2
A secretária de Educação Angela Lomeu destacou o trabalho de recuperação realizado e agradeceu o empenho de toda equipe da secretaria. “Apresentamos nossas ações ao Ministério Público do Trabalho sobre a questão da erradicação do trabalho infantil e fomos muito elogiados por essa ação. Isso passa diretamente pelo combate à evasão escolar, temos que manter nossas crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar. Agradeço pela luta e dedicação de todos os profissionais envolvidos nesta frente e tenho certeza que vamos promover um futuro muito melhor para toda a juventude mageense”.
Com ações de resgate do aluno que deixa de frequentar as aulas, de reestruturação do contexto pedagógico e com a adoção de programas de inserção educacional, cultural e social, os índices de evasão caíram consideravelmente ao longo dos últimos anos.
ed4
Em 2001, os números mostravam que a evasão era de 6,2%. Em 2012, durante a gestão do prefeito Nestor Vidal, o índice caiu para 4,4%, mesmo com o aumento da oferta de vagas dentro do sistema. Os alunos aprovados em 2001 respondiam por 75,8% de toda rede, mas mediante ao trabalho do governo municipal esse número subiu para 77,8%. O percentual de transferência também caiu, passou de 6,5% em 2001 para 4% em 2012.
Algumas ações reforçam o trabalho, como a notificação ao Conselho Tutelar, ao juiz da Comarca da Vara de Família, Infância e Juventude e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem no bimestre, quantidade de faltas não justificadas que impliquem em possibilidades para atingir o total definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Também é realizado um trabalho de conscientização de educadores, famílias, adolescentes e crianças sobre a importância da educação formal, além das políticas educacionais para a superação dos índices de fracasso escolar.
A Secretaria de Educação inseriu, na perspectiva de consolidar e viabilizar o Programa de Combate à Evasão e a Repetência Escolar, programas/projetos na grade educacional. Dos programas federais, Magé conta com a Educação Integral, o Mais Educação, o Escola Aberta, o Projeto Segundo Tempo e o Programa Saúde na Escola (PSE).
Já as ações municipais englobam a realização da formação continuada dos educadores, com palestras, seminários de educação, a implantação do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), realização do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), o programa de leitura nas escolas e atividades artísticas e culturais por intermédio do Projeto Música na Escola, com bandas escolares, percussão em latas e coral municipal.
A rede municipal de ensino do município de Magé é composta por 95 unidades escolares, sendo 73 na zona urbana e 22 na zona rural. Do total de unidades, 26 são creches e 69 escolas de Ensino Fundamental, com 35 mil alunos matriculados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário