terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto beneficia comércio e consumidores em Teresópolis, RJ

‘Acolhida da Serra’ estimula a produção de produtos orgânicos.
Hotéis e restaurantes compram mais barato e repassam para os clientes


Produtos orgânicos de Teresópolis (Foto: Marco Esteves)Produtos orgânicos de Teresópolis (Foto: Marco Esteves)
Iniciado há cinco meses, o projeto ‘Acolhida da Serra’ promove um modelo de cultura agrícola mais saudável para os produtores rurais de Teresópolis, Região Serrana do Rio, e para a população. A prefeitura do município apoia a inciativa que tem o objetivo de incentivar restaurantes, pousadas e hotéis a utilizar produtos orgânicos no preparo das refeições. O projeto é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT).


O ‘Acolhida da Serra’ fomenta a produção orgânica através de um processo no ajuste da comercialização direta dos produtos, resultando em preços mais competitivos. O modelo tem apresentado vantagens tanto para os consumidores quanto para os produtores. “Hotéis e restaurantes se beneficiam com a compra direta, garantindo o recebimento dos produtos e a estabilidade dos preços. Já os produtores garantem a regularidade das vendas, sem intermediários, o que permite maior competitividade no mercado e, consequentemente, aumento na qualidade de vida”, explica o subsecretário municipal de Turismo, responsável pela implementação do projeto em Teresópolis, Eduardo Mielke, que é engenheiro agrônomo e professor do curso de turismo da UERJ.



Para atender a demanda foi criada uma tabela onde todos os produtos disponíveis são listados. Os pedidos e as entregas são realizados duas vezes na semana. Hoje já existem 13 estabelecimentos, entre hotéis e restaurantes, fiéis ao projeto. Cerca de 30 produtores rurais estão envolvidos. Segundo Mielke, além de oferecer uma alimentação mais saudável, a ação ajuda no desenvolvimento da zona rural e incrementa o ecoturismo da região. “Essa é uma das estratégias da prefeitura para alavancar o turismo de aventura e o ecoturismo na cidade, uma vez que esse tipo de turista é mais exigente quanto à alimentação”, ressalta o subsecretário.



Para o produtor rural Sergio Dana, co-responsável pelo ‘Acolhida da Serra’, o projeto acaba com o mito de que o orgânico é mais caro, além de incentivar os produtores a investir mais no cultivo. “Os orgânicos costumavam ser mais caros justamente porque não tínhamos escala de vendas. Com essa nova maneira de negociação, as vendas ficaram mais estáveis, nos encorajando a maiores investimentos”, declara Sergio, que também faz o papel de interlocutor entre os produtores rurais que desejam tomar parte no projeto.

Empresários serão contemplados com o selo Brasil Orgânico (Foto: Marco Esteves)
Empresários serão contemplados com o selo Brasil
Orgânico (Foto: Marco Esteves)
Vantagens vão além dos custos
Dentre os vários estabelecimentos que adeririam à causa em Teresópolis, três deles, após realizarem 20 pedidos consecutivos, poderão utilizar em seus cardápios o selo oficial Produto Orgânico Brasil, reconhecido pelo Ministério da Agricultura.

Expertise em cervejas, o complexo gastronômico Vila Saint Gallen, no Alto, é um deles. Para os diretores executivos Andrew Bapniah e Ana Claudia Pampillon, oferecer produto sem agrotóxico, direto da roça, é um marketing que faz toda a diferença para o cliente. “Hoje em dia, com todo o apelo da sustentabilidade, uma alimentação orgânica, mais natural, agrega valor ao restaurante”, relata Ana.


Outro estabelecimento fidelizado ao projeto, e que ganhou o direito de utilizar o selo, é a tradicional pizzaria Manjericão, também localizada no bairro do Alto. “A Manjericão sempre primou pela qualidade e procedência dos produtos, por isso, optamos por manusear um cardápio enxuto de alimentos. Nós já tentamos usar os orgânicos anteriormente, porém as dificuldades eram muitas, como a entrega, quantidade e o preço”, pontua André Mazzi, sócio-proprietário da pizzaria.



A cadeia de restaurantes Paraíso da Serra é a terceira no ranking dos estabelecimentos contemplados com o selo Orgânico Brasil. O proprietário Alan Oliveira declarou que sempre teve vontade de trabalhar com os alimentos orgânicos, mas não conseguia um fornecimento regular. “A mercadoria atrasava e, às vezes, não era suficiente. A diversidade dos produtos também era pequena, o que acabava prejudicando a produção dos pratos. Com a implantação do projeto ficou muito mais fácil aderir ao consumo consciente de alimentos”, comenta Alan.



Fornecedores precisam de certificação
Para participar do projeto ‘Acolhida da Serra’ como produtor e fornecedor de produtos é necessário pertencer ao Sistema Participativo Garantido (SPG), onde todo o processo de produção, bem como dos aspectos sociais e sanitários, são certificados pelo Ministério da Agricultura. O ‘Acolhida da Serra’ é inspirado em uma iniciativa francesa criada há 26 anos.



A Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias municipais de Turismo e de Agricultura, trabalha em conjunto na implementação de um programa de capacitação para o fomento desta oportunidade, para que produtores rurais possam aderir à produção orgânica. Ações de sensibilização serão realizadas com palestras e dias de campo a partir dos próximos meses. Mais informações sobre como participar do projeto e como fazer pedidos podem ser obtidas pelo telefone (21) 9235-1373 ou pelo e-mail pedido.organico@yahoo.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário