terça-feira, 8 de outubro de 2013

Política de combate às drogas ganha reforço em Magé

“Trabalhamos para evitar que esse vício, que já é considerado uma epidemia mundial, se alastre em nosso município.

900
A Prefeitura de Magé, através das secretarias de Segurança Pública, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde e Educação, tem investido todos os recursos para combater o vício do crack, mal que vem se alastrando por todas as cidades brasileiras. O primeiro passo foi aderir ao ‘Programa Crack é Possível Vencer’, do governo federal, em seguida foi instituir um comitê gestor e definir as ações a serem implementadas para evitar que a venda e consumo da droga seja disseminado no município.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Selma Vidal, no próximo ano começam os treinamentos para as equipes que atuarão na linha de frente do combate, os agentes da Guarda Municipal. Eles vão aprender a utilizar equipamentos não letais, como spray de pimenta, arma de eletrochoque, conhecida com taser, que tem a capacidade de imobilizar momentaneamente uma pessoa e outros equipamentos.
O coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Wagner Rosa, confirmou a capacitação dos agentes e explicou que a previsão é que 30 guardas municipais e dez policiais militares façam o treinamento de policiamento comunitário. Ele também contou que os agentes já estão participando de cursos à distância.
“Os agentes já estão sendo capacitados e orientados sobre a importância desse projeto para nosso município. O que acontecerá no segundo semestre de 2014 é a parte do curso presencial, que será ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)”, concluiu. A capacitação dos agentes é dividida em três módulos: Monitoramento da cidade, Controle e Armas não letais.
Após o cumprimento da última etapa de treinamento, será entregue ao município um ônibus especial equipado com sistema de monitoramento avançado, escritório, cozinha e banheiro. O veículo será utilizado para acompanhar e identificar atividades suspeitas ligadas a comercialização e consumo de entorpecentes.
“Trabalhamos para evitar que esse vício, que já é considerado uma epidemia mundial, se alastre em nosso município. Cumprimos todos os requisitos e Magé foi contemplado com esse ônibus especial que nos ajudará vencer o crack”, afirmou Selma Vidal.
Segundo Wagner Rosa, além do ônibus, o governo federal, através do ‘Programa Crack é Possível Vencer’, entregará também duas motos, dois carros e os armamentos não letais. Todas as ferramentas terão como destino o combate às drogas. Ele ressaltou que Magé é um dos 16 municípios do estado a ser contemplado com os equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário