quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Petrópolis adere à campanha “Eu quero a minha biblioteca”


Petrópolis adere à campanha “Eu quero a minha biblioteca”
Na última terça-feira (29), no Dia Nacional do Livro, foi anunciado que Petrópolis aderiu à campanha “Eu quero a minha biblioteca”, do Instituto Ecofuturo, que tem como objetivo garantir o cumprimento da Lei Federal 12.244, de 2010, que prevê a implantação de uma biblioteca em cada instituição de ensino até 2020.
“Devemos incentivar a prática à leitura em nossos alunos desde a educação infantil e poder contar com um acervo literário, sobretudo em braile e audiolivros, para garantir acessibilidade e integração entre todos”, afirmou Rubens Bomtempo.
Para a secretária de Educação, Mônica Freitas, que é professora de língua portuguesa e lecionou durante 32 anos na rede municipal de ensino de Petrópolis, o livro é um dos recursos fundamentais para a formação cultural do aluno.“Os livros são fundamentais para a formação de um cidadão crítico e participativo, eles ajudam a despertar o interesse pela cultura, abre os horizontes e amplia a criatividade do estudante. Por isso a Secretaria vem investindo em projetos que objetivam fomentar o acesso e o estímulo à leitura”, afirmou.
Cerca de 80% das unidades de ensino de Petrópolis possuem salas de leitura, que são pequenas bibliotecas. Esses locais contam com livros com conteúdos adequados para a idade das crianças que cada instituição abriga. Segundo a subsecretária de Educação Infantil, Rosilene Ribeiro, são, sobretudo, espaços para fomento à leitura. Ela cita o desenvolvimento de parcerias com empresas para a realização de projetos que estimulem nas crianças o interesse por livros e histórias, além da ajuda na formação dos profissionais que trabalham nessas salas. Bons exemplos de empresas com as quais a secretaria mantém projetos são a Ampla (Bú! Histórias de Medo e Coragem) e a Natura (projeto TRILHAS de leitura).
A secretaria de Educação também realiza periodicamente reuniões com os orientadores pedagógicos das instituições educacionais para o desenvolvimento e acompanhamento de projetos que fomentam a leitura.
Bibliotecas e polos de leitura
A Prefeitura conta com duas bibliotecas públicas: a Central Municipal Gabriela Mistral e a do Museu Imperial. Considerada a terceira maior biblioteca do estado do Rio de Janeiro, a Gabriela Mistral possui um acervo composto por cerca de 150 mil livros (sendo alguns em braile e audiolivros) e uma média de 5,5 mil visitantes por mês.
Além disso, o município tem três polos de leitura (salas de leitura abertas à comunidade): em Itaipava (dentro do Parque Municipal de Petrópolis), na Posse (Estrada União Industria, no antigo prédio da Light) e em Nogueira (Av. Leopoldina, 317, na Praça de Nogueira). Os polos de leitura de Itaipava, Nogueira e da Posse têm, respectivamente, cerca de 2.000, 3.000 e 1.000 títulos. Mensalmente, 270 pessoas visitam o polo de leitura de Nogueira; 60, o de Itaipava e 10, o da Posse.
Para mais informações sobre as bibliotecas e polos de leitura, o telefone da biblioteca Gabriela Mistral é: 2233-1226 ou 2233-1227.

Nenhum comentário:

Postar um comentário