quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Magé tem participação inédita em Conferência Nacional



As propostas na área de agroecologia receberam forte apoio e muitas foram aprovadas.

Agric
Agricultoras mageenses representaram o estado do Rio de Janeiro na segunda edição da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS). Elas foram parte do grupo de 1,2 mil delegados e delegadas que discutiram e aprovaram as cem propostas que priorizam o desenvolvimento do Brasil Rural para os próximos anos.
No encontro realizado no Espaço Brasil 21, em Brasília, de 14 a 17 de outubro, foram apresentadas as propostas municipais e estaduais que resultaram no documento final, que será usado para a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do País. Tiveram direito a voz e voto dos representantes do poder público e da sociedade civil formada por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais.
Jandira Rocha de Oliveira é retirante da Bahia e está no Parque Iriri em Magé há 15 anos, e Fabiana Araújo Miniam, produtora do Assentamento Fazenda Santa Rosa no Capela, bairro do segundo distrito, foram as representantes que participaram do evento.
Segundo elas, dentre as propostas aprovadas, a territorialização será a que mais beneficiará a população da zona agrícola. “Se a proposta for efetivada, a territorialização vai ser muito positiva. Com ela as regiões serão classificadas por características de solo e tipo de plantio, por exemplo, independente de município ou estado. Com isso é possível conseguir recursos e projetos voltados para atender regiões específicas”, explicou Jandira.
Agricultoras
As propostas na área de agroecologia receberam forte apoio e muitas foram aprovadas. Fabiana Araújo enfatizou que as mulheres tiveram forte participação na conferência. “Acredito que a maior parte das participantes fora mulheres e muitas das propostas aprovadas beneficiaram as agricultoras. O ecoturismo na região agrícola também foi outra indicação para complementar a renda dos produtores”, disse.
O prefeito Nestor Vidal analisou a participação inédita do município como reconhecimento e reflexo da ascensão de Magé, que passa a ser visto e ouvido em todo o país. “Penso que quando um mageense vai a um encontro desse porte, automaticamente coloca Magé no contexto estadual e federal, ecoando nossas reivindicações para os quatro cantos do Brasil. Tivemos um apagão em nossa história e essa representação em Brasília, feita pelo cidadão, mostra que a cidade começa a decolar ”, comemorou.
“A realização da Conferência Nacional foi precedida por debates nos territórios de todo o País. Esse processo trouxe uma diversidade muito grande, com toda a efervescência da agricultura familiar brasileira, para fazer uma análise e debater os caminhos dos próximos dez anos”, avaliou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que participou do encerramento da última plenária da Conferência.
A mobilização das conferências municipais começou no início do ano – o encontro em Magé aconteceu em julho. Foram 11,3 mil sugestões enviadas, destas 388 foram aprovadas. Elas beneficiarão mais de 42 mil pessoas ligadas à agricultura familiar de todo o País.
As discussões foram pautadas em sete eixos temáticos: o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar; a reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; a abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; a gestão e participação social; a autonomia das mulheres rurais; a autonomia e emancipação da juventude rural; e a promoção do etnodesenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário