terça-feira, 8 de outubro de 2013

Magé sedia 49º Encontro de Entidades Negras do Interior


O Chefe de Gabinete, Paulo Vaz, representou o prefeito Nestor Vidal no ato. Ele destacou que o processo de inserção dos negros dentro do contexto nacional deve ser contínuo.

paulo
Durante o último final de semana, Magé sediou o 49º Encontro de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Cenierj). Foram três dias de fórum que contemplou atividades culturais, palestras e reuniões técnicas. O congresso teve como sede o Ciep Brizolão 128 e arregimentou a presença de representantes do movimento afrodescendentes de diversos municípios fluminenses.
O evento de abertura foi  na Câmara dos Vereadores. O encontro teve como tema central “Avanços e Desafios do Cinierj e suas entidades”.
O Chefe de Gabinete, Paulo Vaz, representou o prefeito Nestor Vidal no ato. Ele destacou que o processo de inserção dos negros dentro do contexto nacional deve ser contínuo.
“A importância da discussão e da participação do negro em todas as esferas públicas deve ser uma ação contínua. O prefeito Nestor Vidal cumpriu sua promessa de constituir a Coordenadoria da Igualdade Racial, ligada diretamente ao Gabinete. Estamos atentos a todas as demandas e o governo municipal está ao lado dessa parcela da população, que é à base da sociedade civil de Magé”, disse.
Durante o evento foi feita uma homenagem a um dos maiores representantes da causa afrodescendente em Magé, Paulo de Souza Santos, que faleceu recentemente vítima de um acidente na cidade do Rio de Janeiro. Todos os presentes fizeram um minuto de silêncio e assistiram a um vídeo. A presidente do Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Cenierj), Ivonete Mendonça, muito emocionada, salientou a importância do encontro.
“É um momento de muita emoção, que hoje tem um significado especial. Perdemos uma pessoa muito querida e a quem devemos sempre honrar por tudo que fez na defesa dos direitos dos negros. Nosso amado Paulo será eternamente lembrado por sua garra e sua alegria. Esse encontro é realizado em sua homenagem”.
O encontro foi produzido pelo Comitê de Cidadania Bem Aventurado (CCBA), pelo Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Cenierj), pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPPIR), pelo Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), pela Prefeitura de Magé e pela Superintendência da Igualdade Racial (Supir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário