quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Incêndio em imóvel abandonado na Rua Tietê


Bombeiros retornaram ao imóvel abandonado no Bairro de Fátima para mais uma vez combater um foco de incêndio
Bombeiros retornaram ao imóvel abandonado no Bairro de Fátima para mais uma vez combater um foco de incêndio


Mais um incêndio atingiu o imóvel onde funcionava um restaurante na esquina das ruas Ivaí e Tietê, no bairro de Fátima, mas que hoje está em ruínas. Foi necessária a intervenção de agentes do Corpo de Bombeiros para conter as chamas. Essa foi a segunda vez em menos de dois meses em que os bombeiros foram acionados para conter um princípio de incêndio no mesmo local provocado por pessoas que ocuparam a casa abandonada.
O plantão do Jornal O Diário de Teresópolis já alertava no final de semana para a denúncia de que moradores de rua continuavam ocupando o imóvel e provocando fumaça no local. O alerta foi feito no domingo, dia 6, através da publicação de uma foto do imóvel com fumaça saindo de uma das janelas e acabou gerando muitos comentários. Entre as opiniões, as pessoas criticaram a falta de ações da prefeitura e temiam pela possibilidade de crimes ocorrerem no local. Menos de 48 horas depois, o novo incêndio aconteceu.
O chamado aconteceu por volta das 7 horas da manhã desta terça-feira, quando os bombeiros chegaram rapidamente, isolaram o local e começaram o combate às chamas no interior da casa. Os agentes foram ao local com três viaturas e conseguiram controlar o fogo.
Desta vez, uma mulher que estava dentro do terreno foi detida porque teria sido responsável por iniciar o fogo. Os policiais militares que estavam em patrulhamento pelo local receberam a informação de que algumas pessoas seguraram a suspeita próximo ao local do incêndio, pois eles a teriam visto saindo da casa incendiada. Os policiais detiveram a mulher e ela foi encaminhada para delegacia para ser ouvida no registro do caso.

Três viaturas foram deslocadas para o terreno após o acionamento feito na manhã des terça-feira
Três viaturas foram deslocadas para o terreno após o acionamento feito na manhã des terça-feira

Rapidez

A ação de combate às chamas foi rápida e ninguém ficou ferido com o incidente, porém a situação do local continua preocupando moradores da região, pois o imóvel serve de abrigo para moradores de rua e até de esconderijo para criminosos.
Essa situação de aparente descaso das autoridades públicas contrasta com a veemência da ação de fiscais da prefeitura quando é feita uma obra em algum imóvel. Enquanto nas casas abandonadas a ameaça de crimes e acidentes é permanente, a fiscalização mostra mesmo um rigor excessivo quanto a quem realiza intervenções, mesmo que sejam de pequeno porte.
Mesmo localizada próximo a 110ª Delegacia de Polícia, a residência já havia sido cenário até de um estupro e há anos os moradores da vizinhança reclamam da presença de invasores. Apesar da situação calamitosa, nenhuma atitude foi tomada pelo poder público.

Incêndio no final de agosto

O Corpo de Bombeiros foi acionado para evitar que um incêndio destruísse a casa e chegasse, consequentemente, às residências vizinhas no dia 26 de agosto. O fogo teve início depois que pessoas que invadiram o local colocam fogo em alguns objetos para conseguir cozinhar. As chamas saíram de controle, atingiram pedaços de madeira que estão no interior da casa e chegaram até o telhado. Felizmente, o Corpo de Bombeiros não estava em nenhuma outra ocorrência e chegou rapidamente ao local, controlando o incêndio e isolando a área.
Enquanto a situação não é resolvida e a prefeitura não intervém, quem vive na vizinhança é que está sofrendo as consequências do abandono. “A gente tem medo da ocupação que acontece aqui. Na melhor das hipóteses vira um namoródromo. Então, os casais entraram aí e pronto, mas na pior das hipóteses ficam bandidos aí dentro, como um já se instalou e teve até um estupro. Não é possível que uma situação tão notória, tão conhecida, permaneça infinitamente sem nenhum tipo de solução”, reclama o vizinho Mauro Rothberg.

Outros imóveis abandonados

Um incêndio foi registrado no interior de uma casa que fica no Bairro da Vila Muqui na tarde de sexta-feira, dia 4, e mobilizou um grande número de agentes do Corpo de Bombeiros. Apesar do grande susto que as pessoas que moram próximo da casa passaram, ninguém ficou ferido. O incêndio foi registrado dentro de uma casa que estaria abandonada, localizada em um trecho conhecido como Servidão José de Oliveira Pinho. De acordo com informações colhidas no local, o imóvel não era habitado, mas estaria servindo de ponto para pessoas que se escondiam para consumir drogas.
Em junho passado, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em um imóvel na Rua Alfredo Rebelo Filho, no bairro do Alto. O sinistro aconteceu em uma das casas de um condomínio inacabado – cuja obra está parada e serviria de abrigo para moradores de rua. Eles teriam colocado fogo em jornais para se aquecer, a fogueira se transformado em um incêndio e a situação ficado fora de controle. Um dos ocupantes do imóvel conseguiu fugir. Outros dois tiveram de ser resgatados pelos bombeiros e foram levados para a UPA com sinais de intoxicação.
Nos últimos anos, os moradores do bairro do Caxangá têm convivido com a insegurança e o desconforto nas proximidades dos antigos e abandonados, clube e hotel, homônimos ao bairro. Condomínios ao redor das construções estariam sofrendo com a ação de moradores de rua e meliantes que fizeram dos locais pontos de refúgio e depósito de rés furtiva. O problema não é uma novidade para os moradores do local, pois desde que fechou, no início da década de 90, o clube se tornou uma grande “pedra no sapato” dos seus vizinhos, já tendo até sido registrados homicídios no local.

Fonte:José Carlos dos Santos/ O Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário