segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Especialistas e políticos debatem em seminário como poderá estar a cidade daqui a10 anos




"A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo". A frase do americano Alan Kay — citada pelo empresário palestrante Roberto Estevão — define bem o que foi debatido e sugerido no "Seminário Teresópolis em 2023", realizado neste sábado, 19 de outubro de 2013, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresópolis, na Várzea.
Com a participação de especialistas em transporte, mobilidade urbana, trânsito, economia, turismo, habitação e tecnologia, o seminário foi uma iniciativa do presidente da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), deputado estadual Nilton Salomão; da CDL Teresópolis e da Escola Superior de Negócios da Cândido Mendes.
"Nosso objetivo, com esse evento, é encontrar formas de enfrentar os problemas da cidade e tratar com profundidade e responsabilidade essas questões, discutindo políticas públicas eficientes para o município. Fazer o dever de casa para evitar que os problemas se agravem daqui a dez anos", comentou Salomão, que foi um dos palestrantes.








Ladmir Carvalho Diretor Executivo da Alter Dada 



Deputado Estadual Nilton Salomão


Deputado Federal  Jorge Bittar 
O seminário foi mediado pela diretora da Escola Superior de Negócios da Universidade Cândido Mendes, Daniela Pereira, e dividido em dois painéis. No primeiro, "Tecnologia, Economia e o Turismo como Ferramenta de Desenvolvimento", os palestrantes foram Roberto Estevão, da PhD Masters, e o vice-presidente da Turisrio, Nauro Grehs, tendo como debatedores o empresário Ladmir Carvalho, presidente da Alterdata Softwares, o empresário e ex-secretário de Turismo de Teresópolis Flávio Gueiros, o deputado federal Jorge Bittar, e o diretor da CDL Élcio Pimentel. "É preciso refletir o presente e o futuro de Teresópolis pensando no social, na qualidade de vida de seu povo e no desenvolvimento sustentável, que aponta para as novas tecnologias. As palavras-chave são planejamento e gestão", afirmou Bittar.
         Estevão frisou que, além das vocações óbvias da cidade, como turismo, gastronomia e agricultura, Teresópolis deveria atrair cursos universitários voltados para a tecnologia, que já está presente na cidade com a Alterdata, uma das maiores empresas do setor no Brasil. "A inovação é fundamental para a competitividade. E a educação é fundamental para isso", completou Jorge Bittar, recebendo o apoio de Ladmir Carvalho. "Tudo que estamos falando tem a ver com Educação", concordou o empresário.
         Nauro Grehs salientou que "a Região Serrana precisa ser tratada com muito carinho, pelo que ela passou recentemente", referindo-se à tragédia das chuvas de 2011. E lembrou que o turismo não é apenas hotel e restaurante: "engloba 52 atividades econômicas que vão da hospedagem à coleta de lixo, passando pela publicidade e a indústria têxtil, por exemplo". Segundo ele, uma pesquisa da Organização Mundial de Turismo revelou que, a cada dólar investido no setor por um país, ele recebe de volta seis. E garantiu: "Uma cidade só é boa para o turista se for boa para o cidadão".
         O segundo painel, "Transporte, Mobilidade Urbana e Habitação", discutiu os problemas crescentes no transporte público e no trânsito da cidade, decorrentes do aumento da frota de veículos e da falta de um projeto para o setor. Também se debateu a falta de planejamento urbanístico, o déficit habitacional e propostas de mudanças na solução dos problemas de "habitabilidade" e acessibilidade em Teresópolis. O palestrante foi o professor Rômulo Orrico, da Coppe-UFRJ, tendo como debatedores o deputado Nilton Salomão, o engenheiro especialista em trânsito Plínio Tourinho e o empresário e conselheiro da cidade Mariano Loureiro. "A mobilidade urbana é um direito e também um fator produtivo. Transporte público não é só um fator social, mas também econômico. E a melhoria no transporte coletivo é urgente e imprescindível", declarou Orrico.
         Com o auditório lotado numa manhã de sábado, a mediadora Daniela Pereira agradeceu a presença de todos e definiu o evento: "Não tivemos a pretensão de esgotar os temas, mas lançar uma semente. Somos pessoas que querem o melhor para nossa cidade. E queremos dar o melhor de nós".

Texto: Ney Reis / Fotos; Jornal Noticias da Hora


Publico Presente 



Deputado Est. Nilton Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário