terça-feira, 22 de outubro de 2013

Emissora de TV japonesa faz reportagem em Petrópolis sobre prevenções de desastres naturais

Emissora de TV japonesa faz reportagem em Petrópolis sobre prevenções de desastres naturais

Na última semana, a emissora de TV japonesa News Zero esteve em Petrópolis para conhecer os trabalhos de prevenção de desastres naturais do município. Uma equipe de oito pessoas entrevistou o prefeito Rubens Bomtempo sobre as medidas que vêm sendo tomadas no município e sobre as expectativas do governo local em relação à parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). No grupo, havia representantes da agência.
Bomtempo explicou que a prefeitura vem trabalhando em duas linhas: prevenção e reconstrução das regiões atingidas pelos desastres das chuvas dos últimos anos. Ele afirmou que está prevista a construção de cerca de 2,5 mil moradias até o fim do governo. Na reconstrução da cidade neste ano, foram gastos mais de R$ 2 milhões em obras. Outros R$ 14 milhões já foram solicitados junto ao governo do estado para contenção de encostas e dependem de aprovação.
O entrevistador foi o ex-jogador de futebol Tsuyoshi Kitazawa, que jogou pela seleção japonesa nos anos 1990. Hoje ele é comentarista esportivo e embaixador da Jica. Após a entrevista com o prefeito, a equipe esteve na Secretaria de Proteção e Defesa Civil para uma apresentação sobre as medidas de prevenção do município. À tarde, os japoneses, acompanhados pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, estiveram em uma região atingida pelas chuvas de março no Quitandinha.
O termo de cooperação, assinado em agosto pelo prefeito Rubens Bomtempo, trará especialistas e tecnologia do Japão para prevenir desastres das chuvas. A ideia é que, depois desse projeto, a experiência em Petrópolis possa ser aproveitada no cenário internacional de prevenção de tragédias.
Só em prevenção, neste ano, foram instalados em Petrópolis 27 pluviômetros automáticos e cerca de 20 semiautomáticos, somando-se aos quase 30 já existentes. O Sistema de Alerta e Alarme, com 18 sirenes, vem sendo aperfeiçoado com testes mensais. Serão criados, até o fim do ano, 50 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), com a formação de 1,5 mil agentes comunitários, que serão um elo da Defesa Civil com a comunidade. Eles atuarão nas campanhas de prevenção e na orientação dos moradores no caso de fortes chuvas.
A prefeitura começará a colocar em prática no dia 29 de novembro – Dia Municipal de Redução de Desastres – o Plano de Contingência de Petrópolis. O documento está sendo construído em conjunto pela Defesa Civil e demais secretarias de governo e órgãos estaduais, para que a função de cada órgão fique bem definida na prevenção de tragédias.
O termo de cooperação com a Jica também foi firmado com Nova Friburgo e Blumenau, Santa Catarina. A parceria foi firmada por meio de três ministérios: das Cidades, de Integração Nacional e de Ciência e Tecnologia. Nas três cidades brasileiras, 40 japoneses orientarão o governo brasileiro a tornar as cidades mais resilientes (com poder de recuperação) com o menor número possível de perdas humanas. Alguns permanecerão no Brasil por dois anos seguidos.

Fonte: Acontece em Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário