sábado, 12 de outubro de 2013

De Nova Friburgo para a telinha,Jovens da cidade criam filmes independentes que estão ganhando o país





Equipe. Vitor (de camisa preta) ao lado de Pamela Lopes e Vinicius Lourenço, à esquerda, e Julienn Murray Eduardo Naddar
NOVA FRIBURGO — O canal por assinatura CineBrasil TV exibe neste sábado, às 21h20m, o longa-metragem “Salafrário”. Dirigido pelo friburguense Victor Neves, o filme, feito de forma independente, foi gravado em Brás de Pina, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.
— A equipe de direção é toda de Friburgo e os atores são do Rio. A história é uma versão contemporânea e bem humorada do clássico “Romeu e Julieta” — diz o diretor.
Esta é a segunda produção do grupo Telemilênio, criado por Neves, exibida pelo canal. A primeira foi “Depois da chuva”, média-metragem escrito, dirigido e editado por ele que fala sobre relações familiares complicadas, principalmente entre pais e filhos.
O grupo foi criado há oito anos e já produziu quatro filmes e 11 séries.
— Inicialmente, começamos exibindo nossas produções numa emissora local, em 2009. A partir daí, passei a procurar outros canais por diversas partes do país. Em 2012, os filmes e séries estavam sendo exibidos em 160 cidades. Foi aí que surgiu a parceria com a CineBrasil TV — explica Neves.
Formado em jornalismo, o jovem de 23 anos conta que a experiência de fazer filmes surgiu como uma brincadeira de colégio, quando reunia os amigos para gravar vídeos curtos durante o intervalo.
— A partir daí aprendi a fazer todo o processo dos bastidores de uma gravação, e logo passei a ensinar os meus amigos — conta.
O trabalho é voluntário e cada participante arca com os seus próprios custos. O orçamento da última produção, por exemplo, ficou em torno de R$ 300 e foi pago com uma “vaquinha” feita entre a equipe.
— Hoje em dia também recebemos apoio de lojas e empresas que nos procuram e sempre querem ajudar de alguma forma — explica.
Uma ponte para ingressar no mundo da sétima arte
Mesmo desenvolvendo um trabalho voluntário, no qual, muitas vezes, é necessário participar de um rateio para custear as produções, o grupo Telemilênio recebe inúmeros currículos de interessados em participar de alguma forma do projeto.
— Damos oportunidade a quem quiser participar, seja na área de atuação, direção, figurino ou qualquer outra etapa da produção de um filme — diz o coordenador Victor Neves.
Atualmente, a equipe conta com 15 membros fixos em Nova Friburgo e 80 no Rio. A estudante Julienn Murray, de 22 anos, faz parte do elenco serrano. Ela está no grupo desde 2009 e já colaborou em diversas etapas do processo de gravação.
— A gente faz de um tudo. Ajuda na direção, dá palpite no figurino do amigo e ainda tem que atuar. É uma ótima escola — conta.
Julienn faz faculdade de produção cultural, mas diz que seu objetivo é seguir a carreira de atriz.
Aos interessados em participar do grupo, é necessário enviar mensagens para o e-mail .


Fonte:GABRIEL MENEZES / O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário