segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Academias para terceira idade melhoram a qualidade de vida


Na última semana foram inauguradas duas novas unidades: uma em Tanguá e outra em Queimados. Segundo IBGE, o aumento da expectativa de vida aumentou

A ideia de um idoso sentado na praça jogando conversa fora ficou no passado. Com o aumento da expectativa de vida ao nascer dos brasileiros, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) chegou aos 73,17 anos em 2009, a preocupação com a qualidade da vida dos idosos também cresceu. 
A ideia das academias para a terceira idade, que já nasceu na cidade do Rio por iniciativa da Prefeitura, foi levada para outros municípios pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.
O Programa 3ª Idade Saudável prevê a instalação de 45 academias, sendo 40 só até o fim deste ano. Oito delas já foram inauguradas nas cidades de Saquarema, Búzios, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Nilópolis e Paraíba do Sul. Nesta semana foram inauturadas as unidaes de Tanguá e Queimados.
Os municípios que vão receber as academias são escolhidos de acordo com a quantidade de idosos. Além disso, as prefeituras têm que disponibilizar um espaço público de 70 metros quadrados com chão liso para a instalação dos oito equipamentos que ajudam no fortalecimento muscular, alongamento e desenvolvimento da capacidade aeróbica do idoso. Para o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, muitas pessoas não teriam condições de pagar pelo serviço que o Estado disponibiliza.
“Estamos dando condicionamento para estes idosos e, principalmente, retirando estas pessoas dos postos de saúde. Isso é o Estado investindo na prevenção”, afirmou o secretário. 
Em cada academia, há cinco profissionais para ajudar os idosos: professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e uma pessoa de apoio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h às 19h. 
Cada academia terá duas turmas por hora, com 20 alunos cada. No total, são 12 turmas por dia.
O idoso que quiser se cadastrar no projeto deve procurar o professor de educação física da academia durante o horário das atividades. É necessário ter atestado médico. No total, são 240 vagas por academia e o limite de cadastro será de até 360 idosos. 

O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário