domingo, 22 de setembro de 2013

Vereador Maurício Lopes pede ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros do RJ aumento do efetivo da Corporação em Teresópolis


           
O corpo de bombeiros de Teresópolis sofre para atender a necessidade da Corporação com o contingente reduzido de profissionais. O vereador Maurício Lopes (PSL) demonstrou preocupação com o baixo número de profissionais e enviou ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) o pedido de 40 homens para recompor o efetivo do 16° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Teresópolis.
O GBM de Teresópolis precisa atender à demanda de ocorrências em toda a cidade, além de Sumidouro, Carmo e em breve a região do 3° Distrito, através do destacamento de Bonsucesso. Em 2003, a corporação foi desfalcada em cerca de 28 homens que foram transferidos para o Grupamento de Operações de Produtos Perigosos (GOPP) na Reduc em Duque de Caxias.
O serviço de resgate fica ainda mais sobrecarregado ao considerar como áreas operacionais três unidades de conservação ambiental: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual Três Picos e o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis locais de constantes incêndios.
  “A corporação do 16º GBM conta apenas com um efetivo de 185 homens, que vem desdobrando-se para fazer o melhor em prol da segurança de nossa população. É preciso aumentar esse efetivo para melhorar ainda mais o atendimento”, argumenta Lopes.
  
Posto Avançado de Bombeiro Militar em Água Quente           
 O vereador Maurício Lopes enviou ao Governo do Estado do Rio de Janeiro o pedido para a instalação de um Posto Avançado de Bombeiro Militar (PABM) na localidade de Água Quente, no 2º Distrito de Teresópolis.
A região formada por Pessegueiros, Santa Rita, Campo Limpo, Cruzeiro, Andradas, Providência, Ponte Nova, Quebra Coco, Água Quente, Volta do Pião, Prates e Retiro cresceu muito nos últimos anos. Segundo o Censo do IBGE de 2010, mais de três mil pessoas moram no 2º Distrito, um aumento de 8,29% em relação ao Censo de 2000. Este crescimento populacional promove uma demanda para toda a cidade, com aumento do fluxo de veículos, instalações comerciais como hotéis e pousadas e residências ao longo da Rodovia BR-116.
O aumento de ocorrências é percebido pelo Quartel da Corporação do 16º GBM, que tem dificuldades para chegar rapidamente aos locais de ocorrência. O vereador Maurício Lopes (PSL) propôs a instalação do Posto Avançado de Bombeiro Militar (PABM) para beneficiar todo o 2º Distrito e melhorar a logística de atendimento da Corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário