terça-feira, 17 de setembro de 2013

Produção orgânica está sendo incentivada na Região Serrana do RJ

Prática é mais saudável e menos poluente.Em Nova Friburgo, produtores migraram para produção orgânica.


A agricultora Ana do Mel leva os produtos orgânicos colhidos pelo grupo para serem vendidos nas feiras (Foto: Gabriela Gasparin/G1)Além de mais saudáveis, os orgânicos não agridem
o meio ambiente (Foto: Gabriela Gasparin)
Alimentos saudáveis e livres de produtos agressivos à saúde humana, como pesticidas e fertilizantes sintéticos. Esse é o foco de produtores rurais da Região Serrana que, em parceria com a secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, estão investindo neste tipo de cultura.
Moradoras de Nova Friburgo há 20 anos, Valderinha Rosa e sua filha Miriam Cordeiro, passaram muito tempo vivendo do cultivo tradicional. No momento, as agricultoras estão passando por uma etapa de adaptação e migrando para a produção orgânica e já estão sentindo a diferença e os benefícios.
“Aqui eu tenho tomate, salsa, couve-flor e brócolis americano. A variedade é enorme e tudo sai fresquinho. Depois que mudamos para o orgânico ficou mais fácil plantar”, disse Valderinha. A filha é técnica agrícola e explicou que a cultura orgânica é melhor não só para a saúde, mas também para o meio ambiente. “A propriedade já é nossa há 19 anos. Antes era cultivo convencional, mas decidimos mudar para o cultivo orgânico, porque o convencional já não era tão satisfatório tanto economicamente quanto para o próprio meio ambiente”, explicou Miriam.
E a migração para o cultivo de produtos orgânicos tem dado tão certo que as duas fizeram o sistema de colha e pague. Elas uniram os métodos sustentáveis à possibilidade de fazer renda e, agora, passaram a receber turistas em casa.  Os turistas chegam para tomar café da manhã e, em seguida, têm a oportunidade de escolher e colher os alimentos que desejam consumir.
“Surgiu uma parceria com o Instituto Souza Cruz e o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga). Eles prezavam que a gente mudasse a comercialização da propriedade. Pensando nisso, já que a gente estava nessa transição agroecológica, pensei em vender os produtos para o turista, já que a minha região é muito visitada por causa do Parque Estadual dos Três Picos”, contou a técnica agrícola.
A transição do modo de produção convencional para o agroecológico será incentivada em todo o estado. Para promover ainda mais a adesão dos agricultores familiares, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, o governo estadual ressaltou que está se esforçado em gerar melhor renda e qualidade de vida para o pequeno produtor. Através do Sebrae e do programa Rio Rural, as famílias poderão comercializar a produção para a merenda escolar e para outros programas institucionais do governo.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário